Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25384
Title: Alta velocidade ferroviária em Portugal : viabilidade económica do transprte de passageiros nos eixos prioritários
Authors: Maranhão, Nuno Filipe Ramos 
Orientador: Murta, Daniel
Keywords: Alta velocidade ferroviária; Caminho de ferro; Rede de alta velocidade; Rede Trans-Europeia de Transportes; Transporte de passageiros
Issue Date: 21-Feb-2014
Publisher: FEUC
Citation: Maranhão, Nuno Filipe Ramos - Alta velocidade ferroviária em Portugal : viabilidade económica do transprte de passageiros nos eixos prioritários, Coimbra, 2014.
Abstract: A possibilidade dos corredores Lisboa/Madrid e Lisboa/Porto serem ligados por um serviço de alta velocidade ferroviária foi estudada, sob o pressuposto de que a modelação da procura por transportes é influenciada pelo tempo de viagem e pela tarifa. Tendo por base a literatura de referência e um quadro de simulações das opções modais mais competitivas, conclui-se pela sua inviabilidade económica. Na ligação Lisboa/Madrid o avião e o comboio de alta velocidade são mais competitivos do que o automóvel privado. Todavia, embora sejam equivalentes no tempo da deslocação porta a porta, o avião é mais competitivo do que o comboio na tarifa o que leva, também, o comboio a uma procura insuficiente. A ligação Lisboa/Porto, por configurar uma deslocação regional, favorece um serviço ferroviário em velocidade elevada, em detrimento da alta velocidade. Embora seja necessário investir na requalificação da Linha do Norte para aumentar a velocidade média do serviço atual, deve-se privilegiar a eficiência geral da rede, porque um serviço que ofereça deslocações porta a porta abaixo das três horas será competitivo com o automóvel, o principal rival neste eixo.
Description: Dissertação de mestrado em Economia (Economia industrial), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniel Murta.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25384
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Nuno_Maranhao_Eco_TP_2014[CD].pdf806.66 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

672
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,558
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.