Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25077
Title: Mobbing: assédio moral nos professores
Authors: Almeida, Teresa Helena Henriques de 
Orientador: Relvas, João
Santos, José Carlos
Keywords: Bullying; Saúde ocupacional; Professores; Relações interpessoais
Issue Date: 2012
Abstract: A profissão docente é considerada como uma das profissões mais desgastantes, quer a nível físico quer emocional. Nos últimos anos a carreira doente tem sido sujeita a profundas modificações, sentidas como desvalorização o que leva frequentemente ao mal estar por parte dos docentes. Tendo em conta as diversas consequências deste mal estar nas relações entre os professores surgem, cada vez com mais frequência, comportamentos de mobbing no local de trabalho. Este trabalho tem como objecto de estudo o mobbing na actividade docente de professores do ensino secundário que leccionam nas escolas secundárias do concelho de Coimbra, tentando assim verificar a incidência e frequência do mobbing nos professores que leccionam o ensino secundário, bem como apreciar as relações existentes entre as características socio-demográficas e profissionais dos professores e o mobbing por eles vivenciado, avaliar quais os tipos e as causas de agressão mais sofridos pelas vítimas, avaliar quais as principais consequências do mobbing para as vítimas e investigar se existe relação entre o mobbing, a vulnerabilidade ao stresse, a patologia depressiva e o relacionamento interpessoal no trabalho. Para atingir os objectivos propostos, o trabalho foi estruturado em duas grandes partes. Na primeira parte é apresentado o enquadramento teórico, começando por caracterizar o fenómeno do mobbing, fazendo referência, entre outros temas, às suas causas, consequências e mecanismos de combate e prevenção. É também feita uma caracterização da profissão docente e abordado os aspectos essenciais relativos à satisfação e descontentamento neste grupo profissional. Por fim, é relacionado o mobbing com o stresse profissional, a depressão e as relações interpessoais nos professores. Na segunda parte do trabalho é apresentado o estudo descritivo-correlacional efectuado, onde foi utilizada uma abordagem pela metodologia quantitativa. São também apresentados os resultados obtidos junto da amostra de 416 professores do ensino secundário. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir o seguinte: - Os professores, apesar de percepcionarem alguns comportamentos de mobbing, não apresentam actualmente uma situação de mobbing no seu local de trabalho, apresentam apenas quadros de depressão leve e encontram-se vulneráveis ao stresse; - Os professores apresentam-se satisfeitos no seu local de trabalho no que diz respeito às relações que estabelecem com os seus pares; - As professoras experienciam uma maior ocorrência de condutas de mobbing que os seus pares homens; - Os professores solteiros sofrem mais condutas de mobbing do que os restantes; - Os professores mais novos na profissão e os mais novos na respectiva escola tendem a sofrer mais comportamentos de mobbing que os seus colegas; - Os professores contratados são aqueles onde ocorrem mais comportamentos de mobbing; - O afastamento da família influencia o aparecimento de situações de mobbing nos professores; - Quanto melhor é o relacionamento interpessoal no trabalho menor é a ocorrência de comportamentos de mobbing; - Os professores que percepcionam mais vivências de comportamentos de mobbing manifestam uma menor ―vulnerabilidade ao stresse‖; - Consoante aumentam as vivências de mobbing, os professores tendem a evidenciar maior intensidade de quadros depressivos
The teaching career is seen as one of the most stressful occupations, either physically or emotionally. In recent years the teaching career has undergone deep changes, felt as depreciation often leading to teacher’s disbelief regarding their profession. Regarding the various consequences of this disbelief in between teacher’s relationship, mobbing behaviour in the workplace arise with increasing frequency. This essay aims to study the subject of mobbing of teaching in secondary school, within the secondary schools of the district of Coimbra, trying to determine the incidence and frequency of mobbing in high school teachers, and examine the relationships between teacher’s socio-demographic and professional features relating with the mobbing experienced by them. Furthermore, intends to evaluate the most types and causes of aggression suffered by the victims, to assess the main consequences of mobbing to the victims and to investigate whether a relationship exists between the mobbing, the vulnerability to stress, depressive disorder and interpersonal relationships at work. To achieve these aims, this essay was divided into two major parts. The first part focuses the theoretical framework, starting with the explanation of the mobbing phenomenon, referring among other things, its causes, consequences and combating and prevention mechanisms. It is also explained the teaching profession and discussed the main aspects of this professional group satisfaction and discontent. Finally, the mobbing will be related to stress in the work environment, depression and interpersonal relationships among teachers. In the second part of this essay is presented a descriptive-correlational study performed where a quantitative methodology approach was used. The results obtained from a sample of 416 secondary school teachers are also stated. The results allowed us to conclude the following: - Teachers, in spite of perceiving some mobbing behaviours, do not currently have a situation of mobbing in the workplace, having only mild depression and more vulnerable to stress; - Teachers are satisfied in the workplace regarding the relationships between their peers; - The female teachers experience a higher incidence of mobbing behaviour in comparison with male colleagues; - Teachers who are single suffer more mobbing behaviours than others; - The young and newest teachers in the profession tend to suffer more mobbing behaviour than their colleagues; - Teachers which work under a contract are those who have more situations of mobbing behaviour; - The separation from the family influences the development of mobbing situations in teachers; - The better the interpersonal relationships at work the lower the occurrence of mobbing behaviour; - Teachers who perceive more experience of mobbing behaviours show a lower "vulnerability to stress"; - Depending mobbing experiences, teachers tend to show greater intensity of depression.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25077
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Med. Dentária - Teses de Mestrado

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