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https://hdl.handle.net/10316/24945
Title: | Avaliação do impacto da introdução de veículos elétricos na procura de combustíveis em Portugal | Authors: | Balsa, Joana Maria Rocha | Orientador: | Silva, Patrícia Pereira da | Keywords: | Política energética; Veículo a combustão interna; Veículo elétrico; Parque Automóvel Nacional; Procura de combustíveis | Issue Date: | 2-Oct-2013 | Publisher: | FEUC | Citation: | Balsa, Joana Maria Rocha - Avaliação do impacto da introdução de veículos elétricos na procura de combustíveis em Portugal. Coimbra, 2013. | Abstract: | Alguns dos problemas da sociedade moderna passam pelo agravamento da dependência energética externa, pela volatilidade dos preços dos combustíveis fósseis e pelo agravamento das emissões de gases poluentes. Os veículos elétricos (VE) apresentam-se como uma solução sustentável para a mitigação destas problemáticas apresentando vantagens face aos veículos a combustão interna (VCI), nomeadamente ao nível da eficiência, consumo energético, níveis de emissões de gases poluentes e custos associados à operação dos mesmos. No entanto, face ao seu elevado preço de venda inicial e à sua autonomia reduzida, a desconfiança gerada juntos dos consumidores não tem fomentado o crescimento destas novas tecnologias automóveis. É expectável que a evolução tecnológica inerente ao decorrer dos anos e a tendência crescente de agravamento do preço dos combustíveis fósseis potenciem a penetração destas tecnologias no mercado automóvel. Este estudo tem como objetivo principal avaliar o impacto da entrada de novas tecnologias automóveis, mais eficientes, como sejam a híbrida ou a elétrica, no mercado de combustíveis em Portugal e, em particular, as oscilações geradas na procura dos mesmos, no horizonte temporal até 2030. Atendendo ao panorama nacional e internacional, resultante da atual crise económico-financeira, e tendo em conta os principais fatores críticos de sucesso destas tipologias de viaturas no mercado nacional, desenvolvem-se dois cenários contemplando a alteração do mix que compõe o parque automóvel de VCI para a incorporação de VE. Estes cenários determinam uma alteração na curva de procura de combustíveis, cujo impacto é avaliado. Os resultados constatam que a curto prazo, a entrada de VE no mercado nacional não se traduz num impacto significativo ao nível da procura de combustíveis. Esta evolução será determinada pela alteração do mix que compõe o parque automóvel de veículos convencionais. Acresce ainda que o impacto da evolução da tecnologia ao nível da eficiência dos motores a combustão bem como o decréscimo do consumo privado e as consequentes quebras de vendas do setor automóvel contribuirão, igualmente, para uma desaceleração do crescimento da procura de combustíveis. | Description: | Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Patrícia Pereira da Silva. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/24945 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
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