Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24863
Title: Ver para crer, tocar para sentir : a casa como experência material e sensorial
Authors: Simões, Vânia Sofia Pereira 
Orientador: Gonçalves, José Fernando
Keywords: Arquitectura contemporânea, Portugal; Habitação unifamiliar, séc.20; Materiais de construção
Issue Date: Jun-2013
Citation: Simões, Vânia Sofia Pereira - Ver para crer, tocar para sentir : a casa como experência material e sensorial. Coimbra: [s.n.], 2013.
Abstract: Numa sociedade cada vez mais complexa e exigente, a casa tornou-se palco de inúmeras experiências que a transformaram num produto comercializável. Com a constante evolução tecnológica e social, assim como com o salto qualitativo que as novas tecnologias promoveram, a casa foi perdendo algum do seu significado, caminhando em direção a uma arquitetura pluralista e descontinuada que nos afastou da sua essência. Assim, entende-se ser pertinente repensar o valor tectónico e poético dos materiais na habitação como forma de promover uma arquitetura vivida e experienciada que se aproxime novamente do Homem. O trabalho incide sobretudo no modo como os materiais determinam o desenho e o viver da habitação e na capacidade de se adaptarem a novos contextos, novas exigências, de proporcionarem experiências diferentes. Para isso, evidencia-se ao longo do texto a importância dos materiais e técnicas utilizadas através da análise de algumas casas que se consideram marcos da história da arquitetura do século XX e nos permitem entender melhor o caminho que os materiais têm percorrido até hoje. Analisam-se também quatro casas contemporâneas que levantam questões sobre o tema da materialidade e da imagem, pertinentes para a reflexão sobre o significado da arquitetura contemporânea. O presente estudo caminha então na direção de um objetivo global: procurar nos materiais e nas suas propriedades formais e plásticas uma alternativa à arquitetura de imagem desprovida de significado, que pode entender-se como uma nova visão sobre a construção da casa e compreender uma postura crítica que utilize sabiamente os materiais para conferir conforto e identidade ao espaço doméstico.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Doutor José Fernando Gonçalves.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24863
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
VER PARA CRER_ TOCAR PARA SENTIR - Vania Simões.pdf31.94 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

370
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 1

7,993
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.