Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24819
Title: Modelos de negócio implementados pelas ESCO : o caso ISA
Authors: Pereira, António José Teixeira Monteiro 
Orientador: Barata, Eduardo Jorge Gonçalves
Keywords: Eficiência energética; Empresas de Serviços energéticos.
Issue Date: 26-Sep-2013
Publisher: FEUC
Citation: Pereira, António José Teixeira Monteiro. - Modelos de negócio implementados pelas ESCO : o caso ISA. Coimbra, 2013
Abstract: O presente Relatório insere-se no âmbito do estágio curricular na área Business Development da unidade de negócio energética da ISA – Intelligent Sensing Anywhere, SA, realizado entre os dias 15 de março e 5 de julho de 2013, integrado no Mestrado em Economia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. As razões pelas quais o mercado ESCO – Energy Service Companies ainda não alcançou o destaque que muitos autores preveem devem ser destacadas como o principal objeto de pesquisa deste trabalho. Os contributos apresentados para enquadrar esta problemática permitem igualmente ajudar a perceber a posição da ISA neste mercado. O Relatório compreende três partes. Na primeira faz-se uma apresentação da empresa e do estágio. Na segunda propõe-se um enquadramento teórico do tema, com destaque para os modelos de negócio implementados pelas ESCO e para as principais fontes de financiamento em que estes assentam. Finalmente explora-se um caso de estudo, a partir do qual se procura traçar contributos para uma visão crítica da estratégia da ISA Energy no contexto das ESCO.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Eduardo Barata.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24819
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
capa.pdf66.37 kBAdobe PDFView/Open
Folha_de_rosto.pdf152.6 kBAdobe PDFView/Open
Relatório Estágio.pdf620.83 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.