Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24788
Title: Brand equity : um caso de estudo do amor às marcas Apple e Samsung
Authors: Barandas, Carlos Pereira 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Brand Equity; Apple; Lealdade; Qualidade percebida; Notoriedade e associações à marca; Brand love; Consumo de status; Samsung
Issue Date: 2-Oct-2013
Publisher: FEUC-
Citation: Barandas, Carlos Pereira - Brand equity : um caso de estudo do amor às marcas Apple e Samsung. Coimbra, 2013
Abstract: Atualmente, a marca, tornou-se um ativo bastante valioso para as organizações, conferindo-lhes uma importância bastante relevante que refere à Gestão. Saber gerir uma marca e a consequente organização que ela representa tornou-se um objeto de estudo para os académicos que se dedicam à analise do comportamento do consumidor. Neste contexto, o presente estudo pretende identificar e avaliar os fatores explicativos do Brand Equity referente a duas marcas consideradas como Love Brands de sucesso. Aplicando o modelo conceptual proposto, baseado no modelo aplicado por Yoo e Donthu (2001), de modo a investigar a relação existente entre o Brand Equity e as suas dimensões, o amor à marca e o consumo de status. Desta forma, as dimensões do modelo conceptual proposto compreendem a lealdade à marca, qualidade percebida, notoriedade da marca, associações da marca, o amor à marca e o consumo de status. O presente estudo pretende analisar, de forma comparativa, a temática em questão relativamente às marcas estudadas, bem como, analisar a viabilidade do modelo conceptual proposto e comparar este ao modelo original do Yoo e Donthu (2001). A partir do modelo proposto poder-se-á verificar a influência do amor à marca, assim como o consumo de status no cálculo do valor da mesma. Para testar a importância das dimensões do modelo optou-se por uma metodologia quantitativa. Esta foi desenvolvida, essencialmente, através de um questionário via online, assim como presencialmente em formato papel. Este foi realizado em dois países, Portugal e Brasil. Os resultados obtidos revelaram que para a marca Apple existe uma influência positiva do amor à marca refletido no valor da marca e, consequentemente, no consumo de status. Desta forma, sabe-se que a influência do amor à marca é comparativamente superior à influência do consumo de status. Na marca Samsung, por sua vez, verifica-se apenas a existência da influência do amor à marca. O presente estudo apresenta como principal objetivo, a análise da influência do amor à marca e a avaliação da influência do consumo de status no cálculo do Brand Equity no que refere às marcas Apple e Samsung. Estas, representam os VI "case studies" selecionados nos quais o presente estudo se baseia, quer pelo seu reconhecimento e diferenciação no mundo académico, quer no mundo empresarial.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24788
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Versao Final Final Barandas.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open
Tese Versao Final Final Barandas.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,712
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 10

2,747
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.