Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24760
Title: Emancipação e dominação de pequenos produtores agrícolas : contribuições para uma análise do caso português
Authors: Quiñonez Hernández, Eber Misael 
Orientador: Hespanha, Pedro
Issue Date: 27-Sep-2013
Citation: Quiñonez Hernández, Eber Misael - Emancipação e dominação de pequenos produtores agrícolas: contribuições para uma análise do caso português. Coimbra, 2013
Abstract: O percurso deste trabalho percorre três linhas para desenhar o tema da emancipação e da dominação do campesinato em Portugal após a integração europeia. Na primeira parte do conceito do campesinato para discutir a forma como ele foi criado e usado ao longo do tempo pelo imaginário social. Porquê o camponês tem pouca interação com outros grupos sociais? Que processos históricos o têm afastado deles? Na segunda linha, tomam-se as dicotomias da configuração do país: norte – sul, litoral – interior para avivar a perceção das mudanças ocorridas nas últimas décadas e analisar as marcas que elas deixaram nos territórios e na memória das pessoas. Concentro a minha atenção numa comunidade rural – São Miguel, nas proximidades de Coimbra, no quotidiano dos pequenos agricultores familiares que nela vivem, nas suas trajetórias de vida. Procurei descortinar estratégias para escapar à miséria ou a uma vida de trabalho duro, as hesitações entre ficar no mundo da aldeia ou migrar para outras partes à procura de melhor vida, mas arriscando o desconhecido, ou as hesitações entre gerir as terras como os pais fizeram ou arriscar inovar fazendo novas culturas, comprando máquinas e fatores modernos, contraindo dívidas para poder investir. A terceira linha, leva-me às políticas agrícolas, aos apoios e incentivos nacionais e europeus, mas também à regulamentação cada vez mais apertada da atividade agrícola, ao controlo dos conflitos entre a agricultura e o ambiente ou entre a agricultura e a saúde pública. Isto leva-nos a refletir sobre quais foram as razões consequentes destas mudanças, se tiveram uma conjugação com outras escalas: políticas, económicas, sociais, etc.. Surgindo algumas questões como: Quê impactos tiveram para as pequenas explorações agrícolas e para as populações que dela vivem, quais foram as formas como a ultrapassaram e quais são os desafios que no futuro vão ter de afrontar para as superar. Abrindo assim a discussão e a reflexão sobre a importância que as pequenas produções agrícolas têm no fornecimento de produtos de alimentação para os grupos sociais, mas não só.
Description: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia e à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Hespanha.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24760
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 20

680
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

331
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.