Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24704
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNobre, Paulo-
dc.contributor.authorRosa, Luís Filipe Marques-
dc.date.accessioned2013-12-13T15:46:09Z-
dc.date.available2013-12-13T15:46:09Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/24704-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractAssociado à formação profissional e como investimento no processo formativo individual, este Estágio Pedagógico é focado na aplicação de competências, através do contato direto com uma realidade de ensino, que no meu caso foi uma turma do 8º ano de escolaridade. O objetivo, seguindo as linhas orientadoras do processo educativo proclamado, visava o desenvolvimento de competências essenciais para a formação enquanto docente. No entanto, o PEA teve a preocupação de se centrar no aluno, partindo dos seus interesses e das suas necessidades. Tentei, neste sentido, desenvolver uma intervenção correta e eficaz na ação educativa, através da aplicação direta de conhecimentos prévios, bem como dos adquiridos ao longo deste ano letivo, o que permitiu adequar os processos formativos de forma “única” e significativa. As decisões do professor têm um impacto particular sobre cada aluno, assim, optei pelo ensino diferenciado em prol do ensino em massa, para que houvesse uma evolução sustentada no que diz respeito ao aluno. O relato da Intervenção Pedagógica que este documento engloba, é um resultado das aprendizagens realizadas com o NEEF, orientador de escola, GEF e segundo os diferentes níveis de interpretação do PNEF, a diferenciação dos objetivos, dos conteúdos, bem como da gestão do tempo, da rotação dos espaços, das estratégias e da diferenciação dos grupos de nível dentro da turma. A regulação dos processos de formação, e consequentemente a avaliação são vistas como parte integrante do PEA, porque só desta forma é possível promovê-lo. Este documento é o relatório de um percurso de aprendizagem em estágio e inclui um tema-problema, onde se exploram as dimensões do FB utilizadas no contexto das minhas instruções e a sua importância para a eficiência da minha forma de ensinar.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleRelatório de estágiopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201341107-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8490-1794-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1213_Luis_Rosa.pdf3.97 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

253
checked on Aug 14, 2024

Download(s) 50

525
checked on Aug 14, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.