Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24675
Title: Shoper marketing na atmosfera do ponto de venda
Authors: Oliveira, Adalberto Ribeiro 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Issue Date: 13-Sep-2013
Publisher: FEUC
Citation: Oliveira, Adalberto Ribeiro - Shoper marketing na atmosfera do ponto de venda. Coimbra, 2013
Abstract: O Projeto Shopper Marketing na atmosfera do ponto de venda apresentado no formato dissertação pretende analisar o comportamento de compra do shopper ao receber estímulos de shopper marketing na atmosfera do ponto de venda. Pretende-se também verificar quais os estímulos de shopper marketing que têm influenciado de forma mais eficaz os diferentes tipos de shopper ao longo da jornada de compra. No início da década de 80, nos Estados Unidos e na Europa, verifica-se uma profunda mudança na relação entre a indústria e o varejo, sobretudo, na indústria de bens de consumo não duráveis. A globalização das grandes redes varejistas, a consolidação das grandes redes de supermercado, os novos formatos varejistas, o varejo on-line, são exemplos de mudanças ocorridas no varejo e que influenciaram de forma decisiva na relação com a indústria. Devido a estas mudanças, a indústria viu seu poder sobre o varejista ameaçado, visto que, o varejo se tornou forte economicamente, tendo a sua marca valorizada sobretudo, pelo lançamento de produtos com marcas próprias. Diante deste cenário, as empresas começaram a buscar formas de diferenciação para atrair os clientes e destacar os seus produtos no Ponto-de-venda (PDV). Sendo assim, ao longo dos últimos anos, muitos dos recursos de comunicação e marketing das empresas migraram da mídia tradicional para serem alocados no PDV através de campanhas promocionais, campanhas de incentivo, merchandising, padronização de layouts de lojas, planogramas, etc. O conceito de shopper marketing surge devido a um contexto cada vez mais complexo, onde verificamos um acirramento da concorrência, uma cada vez maior segmentação e fragmentação da comunicação e a consolidação de um consumidor/comprador cada vez mais informado, exigente e ávido por experiências relevantes de compra. O conceito de shopper marketing é mais amplo e considera etapas de contato com o consumidor/comprador, anteriores e posteriores ao ponto de venda. Segundo Shankar (2011) shopper marketing refere-se ao planeamento e execução de todas as atividades de marketing que influenciam o shopper durante toda a jornada de compra, desde a decisão de comprar, até a compra efetiva, consumo, recompra e indicação.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho
URI: https://hdl.handle.net/10316/24675
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Mestrado em Marketing - Adalberto Oliveira.pdf3.56 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

665
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

766
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.