Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24626
Title: Governo das sociedades : o papel do auditor externo : o caso português - Nyse Euronext Lisbon
Authors: Sousa, Alexandre Manuel Cavaco Pais de 
Orientador: Ferreira, José Manuel Bernardo Vaz
Keywords: Auditor externo; Governo das sociedades cotadas; Transparência da informação
Issue Date: 18-Oct-2013
Publisher: FEUC
Citation: Sousa, Alexandre Manuel Cavaco Pais de - Governo das sociedades : o papel do auditor externo : o caso português - Nyse Euronext Lisbon. Coimbra, 2013
Abstract: Este estudo trata da relação entre Auditoria Financeira e Governo das Sociedades, com o trabalho do auditor externo na verificação do cumprimento das diferentes recomendações em 2007, 2008 e 2010, dos Regulamentos de Governo das Sociedades da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, e examina a transparência da informação e a redução de problemas de agência, fraudes e crimes económicos. Através da confrontação de 205 relatórios de governo de 41 sociedades cotadas em cinco períodos, com inquéritos realizados no 1.º semestre de 2013 em Portugal aos Revisores Oficiais de Contas e auditores das Sociedades de Revisores Oficiais de Contas responsáveis pela maioria da certificação legal de contas das sociedades ao longo de 2007 a 2011, concluímos uma relação direta significativa no cumprimento das recomendações de governo das sociedades e a sua constatação pelos auditores externos. Com base em modelos de regressão múltipla e de logística multinomial, concluimos de acordo com os pressupostos da dissertação, que uma maior intervenção do auditor financeiro externo no cumprimento das recomendações sobre o governos da sociedades permite uma maior transparência da informação e redução de problemas de agência, fraudes e crimes económicos.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de José Manuel Vaz Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24626
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
DM Alexandre Sousa.pdf9.78 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

450
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,690
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.