Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24412
Title: Arquitetura religiosa contemporânea em Portugal : três igrejas do início do séc. XXI
Authors: Monteiro, João Miguel Castanheira 
Orientador: Lobo, Rui
Keywords: Barbini, Flávio, 1966-, obra; Gonçalves, José Fernando, 1963- obra; Graça, Carilho da, 1952- obra; Silva, Maria João obra; Capela de São José, Vila Nova de Gaia; Igreja de Nossa Senhora de Lurdes, Coimbra; Igreja de Santo António Portalegre
Issue Date: Jul-2013
Abstract: Com o presente trabalho pretende-se uma análise reflexiva sobre a arquitetura religiosa contemporânea em Portugal. Essa análise é feita através do estudo de três igrejas construídas nos últimos 20 anos. A escolha destas igrejas deve-se ao desejo de restringir o estudo e de procurar três casos semelhantes, em programa e dimensões. Com esse propósito foram excluídas igrejas de dimensões superiores, igrejas que não possuem complexo paroquial e também capelas. A interação com a cidade é próxima nos três casos, bem como as soluções adotadas. As três igrejas são definidas por “jogos de volumes” que interagir a igreja e o centro paroquial, com o utilizador e com a malha urbana. Nestas igrejas é possível ver o desejo do arquiteto de criar um espaço sacro, usando a conceção arquitetónica contemporânea para possibilitar aos fiéis um espaço que, para eles, seja mais que um lugar mundano. Estas igrejas são analisadas com base no estudo prévio do conceito de igreja. A História da arquitetura religiosa, até ao momento da construção destas igrejas, é ponto-chave que possibilita a compreensão destes espaços. A arquitetura religiosa não depende apenas da liberdade criativa do arquiteto, ela depende também de um ritual litúrgico e da fé dos fiéis que a utilizam e que atribuem significado aos espaços. Ao estudar a arquitetura religiosa das últimas décadas, detetam-se alguns pontos de viragem na criação do espaço religioso. Os que precedem a arquitetura religiosa contemporânea são o Movimento de Renovação da Arte Religiosa, em Portugal (1952 – 1967), o Concílio do Vaticano II (1962 – 1965) e a igreja do Marco de Canaveses, do arquiteto Álvaro Siza (1992). A questão de qual a sua influência, no seu tempo, e o legado que criaram, influenciando arquitetos para lá do seu tempo, define a abordagem feita nos casos em estudo. Qual a imagem de igreja hoje? Como se define o espaço místico nos dias de hoje? São algumas das questões sobre as quais se pretende refletir ao longo deste trabalho. Palavras-chave Arquitetura Religiosa, Contemporâneo, Igreja, Interior - Exterior, Luz.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da F. C. T. da Univ. de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24412
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 10

1,151
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

1,986
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.