Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24197
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 9º A no ano letivo de 2012/2013 : estudo da evolução da capacidade aeróbia ao longo das aulas de educação física
Authors: Pinto, Mariana Sofia Nunes Nascimento Horta 
Orientador: Vaz, Vasco
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2013
Abstract: O presente Relatório de Estágio procura ser a ponte entre as práticas realizadas e as aprendizagens adquiridas, no decorrer do Estágio Pedagógico, Unidade Curricular pertencente ao plano de estudos do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apoiado pela prática pedagógica exercida na Escola Básica Nº2 de S. Silvestre, no presente ano letivo, com uma turma de 9º ano. O ano de estágio assume um papel de transição dos conhecimentos teóricos para a prática educativa, como forma de aperfeiçoar o futuro professor, diante da realidade educativa. Com base na ação pedagógica, no relatório são descritas as atividades desenvolvidas no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, fundamentadas através das três etapas constituintes do processo: planeamento, realização e avaliação. O processo educativo promove e garante uma preparação globalizante na aplicação de saberes, na intervenção docente. Assim, após descrição das atividades desenvolvidas foi feita uma reflexão de todas as práticas exercidas, das dificuldades sentidas, da atitude ético-profissional e das conclusões relativas à formação inicial. Face às mais diversas práticas educativas, como tema de estudo foi explorada a evolução da capacidade aeróbia ao longo das aulas de Educação Física enquadrada nos domínios didáticos da intervenção pedagógica, recorrendo à bateria de testes do FitnessGram, mais especificamente ao teste de Pacer. Relativamente à amostra esta constitui um grupo de 40 alunos pertencentes às turmas do 9º ano, sendo 19 do género feminino e 21 do género masculino. A amostra apresenta uma média de idades igual a 14,8, com desvio padrão de 0,7, 50% dos alunos praticam atividade física extracurricular, os restantes 50% não. Antecipadamente, pode referir-se que os resultados do estudo se mostraram bastante curiosos, demonstrando que a intervenção pedagógica desempenhou um papel preponderante e inovador, uma vez que se comprovam melhorias ao nível do consumo do VO2max (volume máximo de oxigénio), ou seja, da capacidade aeróbia da amostra, ao longo dos três momentos de avaliação, independentemente da prática extracurricular e género.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24197
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1213_Mariana_Pinto.pdf903.17 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

251
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

148
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.