Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/24058
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 9º B no ano letivo de 2012/2013 : estudo da evolução da flexibilidade nas aulas de educação física
Authors: Craveiro, João Carlos Gomes 
Orientador: Vaz, Vasco
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2013
Abstract: O Estágio Pedagógico em Educação Física apresenta-se como o culminar de uma etapa na formação académica, inserida no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo como suporte pedagógico a intervenção na Escola Básica Nº2 de S. Silvestre, numa turma do 9º ano. Sendo possível colocar em prática os conhecimentos teóricos até então adquiridos, é chegado o momento de analisar, ponderar e refletir sobre a prática pedagógica. De facto, o estágio é a oportunidade maior de aprimoramento do futuro profissional da educação, é, sem dúvida, um ano de experimentação, de pesquisa e de reflexão. Desta forma, há necessidade de relatar sobre as experiências adquiridas, por isso surge a elaboração do Relatório de Estágio, como mais um elemento de avaliação. Tendo por base a intervenção pedagógica, ao longo do ano foram realizadas tarefas de contextualização da prática, reforçando toda a organização do processo de ensinoaprendizagem, nas suas três fases de ação – planeamento, realização e avaliação. O estudo incessante, aliado a uma pesquisa permanente foram responsáveis pela aquisição de saberes inovadores à minha ação educativa. Desta forma, não podemos descorar a necessidade de reflexão da prática pedagógica, onde o professor analisa a sua intervenção, as dificuldades sentidas, a atitude éticoprofissional e aborda as conclusões face à formação inicial. Tendo como pressuposto a inovação e a criatividade pedagógicas, procurei fazer um estudo baseado na evolução da flexibilidade ao longo dos três períodos letivos nas aulas de Educação Física, através do teste Sit and Reach, pertencente à bateria de testes do FitnessGram. A amostra foi constituída por 40 alunos do 9º ano, 19 do sexo feminino e 21 do sexo masculino, com uma média de idades igual a 14,8 e desvio padrão 0,7, sendo que 50% praticam atividade física e outros 50% não praticam. Foi possível comprovar uma evolução da performance entre os três momentos de avaliação, independentemente da prática desportiva e do sexo.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/24058
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1213_João_Craveiro.pdf843.98 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

130
checked on Sep 17, 2019

Download(s)

88
checked on Sep 17, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.