Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24022
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã junto da turma do 9º C no ano letivo de 2012/2013 : importância da abordagem do judo na escola
Authors: Miguel, Carolina Isabel Hayes Mendonça Alves 
Orientador: Fachada, Miguel
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2013
Abstract: O Judo apresenta além das questões técnicas e desportivas, conceitos morais, éticos, filosóficos, de solidariedade, superação, disciplina e respeito. Estes possibilitam ao aluno o enriquecimento do seu processo de formação como futuro cidadão. É neste contexto que o Judo se apresenta como um importante meio pedagógico para as aulas de Educação Física. Apesar do seu enorme valor, muitos são os professores que não o abordam, dando como principal razão o desconhecimento dos conteúdos, apesar da sua formação superior que os habilita a transformar em conhecimento pedagógico, o conhecimento específico de qualquer matéria de ensino. O Judo é passível de ser abordado nas aulas de Educação Física sem grandes recursos materiais ou espaciais e pode ser lecionado desde o pré-escolar. O ensino do Judo deve respeitar uma progressão pedagógica, partindo dos fundamentos básicos da modalidade até chegar às situações globais de combate, tendo sempre em atenção a faixa etária em foco.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24022
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2013_Carolina_Miguel.pdf889.53 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

281
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

453
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.