Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23991
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 11º 1F no ano lectivo de 2012-2013 : a percepção de esforço, como ferramentas na monitorização da intensidade na E. F.
Authors: Pedrosa, Ana Filipa Martins 
Orientador: Silva, Elsa
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2013
Abstract: O Estágio Pedagógico constituiu uma reflecção global sobre o exercício da prática profissional, enquanto professora estagiária de Educação Física na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma 11º1F, servindo de ferramenta educativa no estímulo de partilha de soluções e considerações acerca da realidade da Educação Física. Esta primeira experiência profissional, no mundo da docência, traduz-se num momento importantíssimo no desenvolvimento profissional e pessoal, verificando-se o confronto entre a formação profissional e a realidade. Pretende-se enfatizar a importância do Estágio Pedagógico e do ensino supervisionado, no desenvolvimento de competências pedagógicas e reflexivas do futuro docente, através de uma análise sustentada, crítica e reflexiva da intervenção e prática desenvolvidas em todo o processo, permitindo assim ao docente desenvolver competências pedagógicas, responsabilizando-se pelo próprio desenvolvimento profissional. Para além desta reflexão, e tendo em conta a diversidade de contextos observados, torna-se essencial estudar mais aprofundadamente a necessidade, cada vez mais presente, de adequar a intensidade óptima de exercício e prescrever, para cada turma específica, exercícios que conduzam à melhoria da saúde e redução da morbidade e mortalidade. Assim, surgiu a necessidade de repensar as estratégias de ensino, com base no factor percepção de esforço e verificar se a utilização de escalas subjectivas, tem validade como ferramenta na monitorização de esforço, apurando-se se a sua utilização poderá ser benéfica para a prescrição da actividade prática nas aulas de Educação Física, facilitando, aos docentes a concepção de uma intervenção de maior qualidade junto dos alunos, potenciando o efeito positivo das tarefas de ensino.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23991
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1213_Ana_Pedrosa.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

185
checked on May 14, 2024

Download(s)

196
checked on May 14, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.