Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23986
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMassart, Alain-
dc.contributor.authorPatriarca, Daniel Ribeiro-
dc.date.accessioned2013-09-18T15:00:01Z-
dc.date.available2013-09-18T15:00:01Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23986-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO presente relatório pretende expor o trabalho efetuado ao longo do estágio pedagógico, que se desenvolveu na Escola EB 2,3/S da Guia no ano letivo de 2012/2013. O Núcleo de Estágio foi constituído por 4 alunos, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo um orientador pedagógico e um supervisor da Faculdade que acompanharam todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo, potenciando o nosso desenvolvimento contínuo e integral. Este relatório final é o culminar de um trabalho realizado junto de uma turma do 8º ano, consequência da intervenção pedagógica e reflexão crítica do meu desempenho enquanto docente. Serão abordadas todas as componentes pedagógicas, passando pelo planeamento, realização e avaliação. Todas as tarefas contribuíram para a minha formação como futuro docente, e o conjunto de competências que adquiri ao longo do estágio serão uma mais-valia para futuramente poder realizar um trabalho mais competente e profissional. Neste relatório também irei fazer uma autocrítica ao meu trabalho, visto considerar que esta consciência do que podemos melhorar é essencial para podermos evoluir enquanto docentes. Para enriquecer este trabalho, procurei aprofundar o meu conhecimento numa matéria pouco abordada na formação inicial de professores. Pretendi adquirir conhecimentos e experiência no planeamento e intervenção pedagógica com alunos que apresentam Necessidades Educativas Especiais de forma a contribuir para a sua inclusão em turmas de ensino regular. Concluí que, apesar de ser uma matéria crítica que implica uma formação especializada, o trabalho desenvolvido, através de esforço e cooperação entre diferentes professores especializados, é de extrema importância porque permite aos alunos um desenvolvimento significativo nos diferentes domínios de aprendizagem, tornando-os mais autónomos possibilitando-lhes uma melhor qualidade de vida.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório final de estágio pedagógico realizado na escola EB 2,3/S da Guia junto da turma do 8º Dpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3977-7266-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2013_Daniel_Patriarca.pdf290.42 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.