Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/23986
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Massart, Alain | - |
dc.contributor.author | Patriarca, Daniel Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-18T15:00:01Z | - |
dc.date.available | 2013-09-18T15:00:01Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/23986 | - |
dc.description | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | por |
dc.description.abstract | O presente relatório pretende expor o trabalho efetuado ao longo do estágio pedagógico, que se desenvolveu na Escola EB 2,3/S da Guia no ano letivo de 2012/2013. O Núcleo de Estágio foi constituído por 4 alunos, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo um orientador pedagógico e um supervisor da Faculdade que acompanharam todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo, potenciando o nosso desenvolvimento contínuo e integral. Este relatório final é o culminar de um trabalho realizado junto de uma turma do 8º ano, consequência da intervenção pedagógica e reflexão crítica do meu desempenho enquanto docente. Serão abordadas todas as componentes pedagógicas, passando pelo planeamento, realização e avaliação. Todas as tarefas contribuíram para a minha formação como futuro docente, e o conjunto de competências que adquiri ao longo do estágio serão uma mais-valia para futuramente poder realizar um trabalho mais competente e profissional. Neste relatório também irei fazer uma autocrítica ao meu trabalho, visto considerar que esta consciência do que podemos melhorar é essencial para podermos evoluir enquanto docentes. Para enriquecer este trabalho, procurei aprofundar o meu conhecimento numa matéria pouco abordada na formação inicial de professores. Pretendi adquirir conhecimentos e experiência no planeamento e intervenção pedagógica com alunos que apresentam Necessidades Educativas Especiais de forma a contribuir para a sua inclusão em turmas de ensino regular. Concluí que, apesar de ser uma matéria crítica que implica uma formação especializada, o trabalho desenvolvido, através de esforço e cooperação entre diferentes professores especializados, é de extrema importância porque permite aos alunos um desenvolvimento significativo nos diferentes domínios de aprendizagem, tornando-os mais autónomos possibilitando-lhes uma melhor qualidade de vida. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da educação física | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Relatório final de estágio pedagógico realizado na escola EB 2,3/S da Guia junto da turma do 8º D | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.researchunit | CIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0003-3977-7266 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg2013_Daniel_Patriarca.pdf | 290.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.