Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23905
Title: O conflito Israelo-Árabe e os problemas da água : da escassez ao conflito
Authors: Santos, Tânia Filipa Vargas. 
Orientador: Nascimento, Daniela
Keywords: Israel; Palestina; Síria; Egito; Recursos hídricos; Água; Stress hídrico; Privação; Conflito
Issue Date: 26-Jul-2013
Publisher: FEUC
Citation: Santos, Tânia Filipa Vargas - O conflito Israelo-Árabe e os problemas da água : da escassez ao conflito. Coimbra, 2013
Abstract: A relação entre recursos hídricos e conflitualidade tem vindo a ser debatida desde há bastante tempo, tendo ganho importância no pós-guerra fria. Com mais ou menos validade, a relação entre escassez de água e conflito ganhou relevância na área das Relações Internacionais, sendo, atualmente, alvo de análise através de diferentes perspetivas. Combinando a questão da água com o Médio-Oriente que sofre bastante com escassez hídrica, obtemos um estudo de caso bastante interessante e adequado aos atuais novos desafios globais. O objetivo deste estudo é, então, explicitar de que forma a escassez hídrica tem influenciado o conflito Israelo-Árabe, especificamente as dinâmicas entre Israel, Palestina, Síria e Egito. Pretende-se demonstrar, através da teoria da privação relativa de Thomas Homer-Dixon, que a escassez de recursos hídricos potencia o conflito no sentido em que a privação sentida pela população dos Estados mencionados em relação aos seus vizinhos potencia dinâmicas de violência, quando a estrutura política assim o permite ao dar liberdade e abertura para essa mesma violência por incapacidade ou falta de vontade, o que, em conjunto com outros fatores económicos, sociais e políticos, contribui para uma escalada do conflito. Esta dissertação discorre ainda sobre o possível futuro das relações: cooperação e conflito, apresentando-se cenários e soluções, cenários estes que trazem diversos desafios ao status quo das relações politicas e diplomáticas entre Israel, Palestina, Síria e Egito.
Description: Dissertação de mestrado em Relações Internacionais (Estudos da Paz e Segurança), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniela Nascimento.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23905
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_Tania_Vargas.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.