Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23619
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dc.contributor.advisorMello, Maria Cristina de Almeida-
dc.contributor.authorFigueiredo, Maria de Lurdes Coelho de-
dc.date.accessioned2013-07-10T09:11:48Z-
dc.date.available2013-07-10T09:11:48Z-
dc.date.issued2013-07-05-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Maria de Lurdes Coelho de - Do domínio da expressão escrita à escrita criativa [em linha]. Coimbra : [s.n], 2013. [Consult. Dia Mês Ano]. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/23619>-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23619-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Francês nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractNo âmbito do estágio supervisionado, na área de Português, desenvolvi um estudo sobre a produção de texto criativo, tendo como contexto uma turma do 8º ano de escolaridade. Como ponto de partida, identifiquei uma dificuldade evidenciada pelos alunos – o fraco domínio da expressão escrita – e, na ótica de que se aprende a fazer, fazendo, foram elencadas atividades e estratégias conducentes à superação de tal fragilidade. Baseando-me em estudos no campo da escrita, concluí que a expressão escrita atualmente não é entendida como produto, mas antes como processo faseado, no qual os alunos se devem sentir implicados. Este pressupõe três etapas de produção textual - planificação, redação e revisão. As atividades sobre a expressão escrita serviram de ponto de partida para a produção de texto criativo. Este era o objetivo principal do trabalho desenvolvido, uma vez que se acredita que ninguém consegue escrever com criatividade se sentir dificuldades ao nível da correção linguística e não dominar os mecanismos de coesão e coerência textual. Partindo do pressuposto que a criatividade se constitui como ferramenta fundamental no processo ensino/aprendizagem da escrita, destaca-se a importância de estratégias apropriadas às necessidades dos alunos. Assim encarada, a escrita deixa de ser mero meio utilizado para fins de avaliação, mas também conteúdo de aprendizagem e competência a desenvolver. Acresce que não se ensina a escrever de uma só forma: cada turma tem um determinado contexto e cada aluno tem as suas especificidades baseadas em percursos diferentes e realidades distintas. A reflexão sobre a experiência realizada com esta turma pode servir de apoio a outras atuações pedagógicas.por
dc.description.abstractIn the context of supervised teacher training in the subject of Portuguese I have developed a study about the production of creative writing in an 8th grade class. As starting point I identified a difficulty felt by students – the weak awareness of written expression – and in the perspective that you learn to do something by doing we set up activities and strategies that could lead to the overcoming of such fragilities. Basing myself on different studies in the field I concluded that, nowadays, written expression is not regarded as a product but rather as a phased process in which students should feel implicated. This process implies three text production stages – planning, writing and revision. The activities concerning written expression were the starting point towards the production of creative texts. This constituted the main objective of the developed work once it is believed that no one is able to write creatively when there are difficulties regarding linguistic correction and if the textual cohesion and coherence are not mastered. Considering the principle that creativity establishes itself as a fundamental tool in the writing learning process, we endorse the importance of appropriate strategies according to students’ needs. Regarded as such, writing is no longer a mere means used for evaluation purposes, but also a learning content and competence to develop. Adding to this, we consider that we cannot teach how to write in merely one way: each class has a distinctive context and each student has distinctive realities. The reflection about the experience undergone in this class may be a support for future pedagogical performances.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExpressão escritapor
dc.subjectEscrita criativapor
dc.subjectAprendizagem da escritapor
dc.subjectEscrita enquanto processopor
dc.subjectWritten expressionpor
dc.subjectCreative expressionpor
dc.titleDo domínio da expressão escrita à escrita criativapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleDo domínio da expressão escrita à escrita criativapor
dc.peerreviewedYespor
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Línguas Românicas - Teses de Mestrado
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