Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23530
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria José B. Marques de-
dc.contributor.authorSá, Marta Cristina dos Santos de Vasconcelos e-
dc.date.accessioned2013-06-14T09:50:34Z-
dc.date.available2013-06-14T09:50:34Z-
dc.date.issued2013-01-
dc.identifier.citationSá, Maria Cristina dos Santos de Vasconcelos e - Colaboração escola-Universidade: ano probatório e estágio pedagógico. Uma análise focada no ensino da Física. Coimbra, 2013.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23530-
dc.description.abstractA preparação profissional de professores dos ensinos básico e secundário, inicial ou contínua, é tarefa complexa, pelas vertentes que a compõem (de natureza científica, pedagógica, didática e funcional), pelas instituições que a envolvem (escolas e universidades) e pelos agentes que nela participam (futuros professores, orientadores cooperantes, orientadores científicos e direções das escolas anfitriãs de estágios), tornando fundamental uma focagem em propósitos formativos objetivos e devidamente hierarquizados, sob pena de dispersão ou constrição das competências a relevar na formação docente. Neste trabalho procurou traçar‐se um programa de término da formação inicial do docente de Física (e, necessariamente também de Química) que considera o estágio pedagógico e o ano probatório e uma estreita colaboração Escola‐ Universidade, adequado a uma melhor formação profissional holística do futuro docente de Física. Para tanto, sabendo da responsabilidade dos docentes em forjar e moldar as expectativas dos alunos e da relação positiva entre expectativas afins às dos peritos e as aprendizagens adequadas, portanto o sucesso escolar, estudaramse as expetativas dos alunos sobre a aprendizagem da Física e a forma como os professores as influenciam. Também, observou‐se a atual formação proporcionada no ano de estágio, segundo os pontos de vistas dos diversos intervenientes, reconhecendo os pontos fortes, os aspetos a desenvolver e as potencialidades do estágio pedagógico e do ano probatório, tal como atualmente acontecem, antevendo a preparação no último ano do 2.º ciclo de estudos no modelo pós‐ Bolonha, e, ainda, as vantagens e os constrangimentos de um projeto de colaboração entre escolas e universidades, com objetivos de formação contínua de professores da área de Ciências, entre elas a Física. Contextualizou‐se, por último, a atual colaboração Escola‐Universidade na formação docente, compreendendo a evolução histórica e verificando a sua pertinência na preparação do professor de Física, não apenas na formação inicial. O conhecimento conquistado com os trabalhos desenvolvidos e com as pesquisas realizadas permitiu desenhar o referido programa, estabelecendo os vi campos de ação da Escola e da Universidade e a forma de potencializar a colaboração entre as duas instituições, definindo os papéis dos diversos intervenientes e valorizando, continuamente, a atuação, as características individuais e o aperfeiçoamento profissional do futuro e do jovem professor de Física, reconhecendo a conveniência de uma colaboração Escola‐Universidade que vá além da formação inicial do docente de Física. Palavras‐chave Formação de professores; colaboração Escola‐Universidade; expectativas dos alunos; aprendizagem da Física.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCooperação universidade-escolapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAprendizagem da físicapor
dc.titleColaboração escola-universidade: ano probatório e estágio pedagógico. Uma análise focada no ensino da físicapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
dissertacao_marta_sá.pdf3.14 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

504
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

293
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.