Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23487
Title: Viver o dia-a-dia com uma criança especial relações entre pais e filhos com paralisia cerebral: stress parental experienciado e mecanismos de coping utilizados
Authors: Cordeiro, Catarina Penacho 
Orientador: Urbano, Pedro
Keywords: Coping; Stress parental
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: Viver o dia-a-dia com uma criança especial relações entre pais e filhos com Paralisia Cerebral : stress parental experienciado e mecanismos de coping utilizados
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A Paralisia Cerebral é uma perturbação cada vez mais eminente na sociedade actual, afectando consideravelmente o dia-a-dia da criança e a dinâmica das suas famílias, pelas implicações motoras que lhe estão associadas. Em termos familiares, inicialmente há um período de adaptação ao diagnóstico e, consequentemente, a todas as alterações no sistema, para mais tarde dar espaço à aceitação e ao reajustamento familiar. As famílias com crianças com necessidades especiais estão, normalmente, sujeitas a elevados níveis de stress, principalmente as mães que são, na maioria dos casos, as principais responsáveis pelos cuidados das crianças. Os mecanismos de coping a que cada família recorre têm revelado ter um papel importante na regulação do stress parental. Como consequência de todos os ajustamentos a que a família está sujeita, a relação entre pais e filhos pode vir a sofrer alterações. O presente estudo tem como objectivo estudar a dinâmica de famílias com crianças com Paralisia Cerebral, particularmente os mecanismos de coping utilizados e o stress parental experienciado. A amostra é constituída por 120 pais de crianças com Paralisia Cerebral, com idades compreendidas entre 1 mês e 12 anos. Para avaliar os mecanismos de coping e os níveis de stress parental sentidos, foram utilizados a Escala de Avaliação Pessoal Orientada para a Crise em Família – F-COPES e o Índice de Stress Parental – PSI. Os principais resultados revelaram: i) os pais que constituem a amostra sentem maiores níveis de stress parental do que as mães; ii) as características da criança que dificultam a aceitação e a vinculação influenciam, em parte, o stress sentido pelos pais; iii) quanto mais sintomatologia depressiva os pais apresentam e menor é o seu sentido de competência, mais elevados são os níveis de stress experienciados; iv) os problemas conjugais dos pais contribuem para níveis mais elevados de stress parental; v) os pais de um nível socioeconómico baixo experienciam níveis mais elevados de stress do que os pais de um nível socioeconómico médio ou alto; vi) os pais indicam o isolamento social como responsável por parte do stress parental; vii) os pais de crianças do sexo feminino experienciam níveis mais elevados de stress do que os pais de crianças do sexo masculino; viii) as mães recorrem mais aos mecanismos de coping do que os pais; ix) os pais de um nível socioeconómico baixo recorrem mais aos mecanismos de coping do que os pais de um nível socioeconómico médio ou alto. Considera-se que os resultados alcançados revelam-se importantes, não só para a intervenção psicológica a realizar com as famílias que têm um filho com Paralisia Cerebral, como para outros estudos nesta área.
Cerebral palsy is a disorder increasingly prominent in today's society affecting considerably the children‟s day-by-day life and their family‟s dynamics, because the motor implications attached to it. In family terms, initially there is a period of adjustment to the diagnosis and, consequently, to any changes in the family system, to make room later for the acceptance and family readjustment. Families with children with special needs are usually subject to high levels of stress, especially mothers who are, in most cases, the main carers of children. The coping mechanisms that each family uses are revealed to have an important role in the regulation of parental stress. As a result of all adjustments that the family is subject, the relationship between parents and children may experience changes. The present study aims to study the dynamics of families with children with cerebral palsy, particularly those coping mechanisms used and parental stress experienced. The sample consists of 120 parents of children with cerebral palsy, aged between 1 month and twelve years old. To assess the coping mechanisms and the levels of parental stress, we used the Scale of Assessment for Personal Oriented Family Crisis − F-COPES and the Parental Stress Index − PSI. The main results revealed: i) the fathers in the sample experience higher levels of parental stress than mothers; ii) the parents experience higher levels of parental stress when they felt less competent and have difficulties in acceptance and bonding to child who has difficult characteristics; iii) more depressive symptoms and lower parents sense of competence, the higher the stress levels experienced; iv) the parents' marital problems contribute to higher levels of parental stress; v) the parents of a low socioeconomic status experience higher levels of stress than parents of a medium or high socioeconomic status; vi) the parents indicate social isolation as responsible for a part of parental stress; vii) the parents of female children experience higher levels of stress than parents of male children; viii) the mothers use more coping mechanisms than fathers; ix) the parents of a low socioeconomic status use more coping mechanisms than the parents of a medium or high socioeconomic status. It is considered that the results turn out to be important not only for psychological intervention to do with families who have a child with cerebral palsy, as other studies in this area. Keywords: Cerebral Palsy, parent-child relationship, interaction, parental stress, coping mechanisms,
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23487
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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