Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/23474
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Machado, Teresa S. | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-03T17:33:43Z | - |
dc.date.available | 2013-06-03T17:33:43Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.issn | 0874-2391 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/23474 | - |
dc.description.abstract | A Intervenção Precoce (IP), enquanto prática destinada a promover condições de desenvolvimento que garantam a inclusão social de todas as crianças e suas famílias, é um projeto internacional envolvido na defesa da equidade de oportunidades desenvolvimentais na infância. O reconhecimento dos efeitos nefastos do risco ambiental no desenvolvimento esteve na origem da IP na infância e surge hoje reforçado face à instabilidade financeira de diversos países. Estudos recentes atualizam a defesa da adoção do modelo ecobiodesenvolvimental de Shonkoff e colaboradores, na investigação e intervenção em situações adversas na infância (nomeadamente no risco ambiental). As práticas de IP surgem reforçadas, com a abordagem transicional-ecológica a orientar as intervenções. Comentam-se, neste trabalho, os efeitos de algumas variáveis ligadas à parentalidade – em risco ambiental – enquanto exemplo do efeito das condições de adversidade no desenvolvimento na infância e suas repercussões a longo prazo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | J.F. Ferreira | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Intervenção Precoce | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.title | Risco ambiental e desenvolvimento na infância: justificando a Intervenção Precoce. | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.firstPage | 146 | por |
degois.publication.lastPage | 166 | por |
degois.publication.issue | 1 | por |
degois.publication.location | Vila Nova de Gaia | por |
degois.publication.title | Psicologia, Educação e Cultura | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
degois.publication.volume | XVI | por |
item.openairetype | article | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | Center for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC) | - |
crisitem.author.parentresearchunit | Faculty of Psychology and Educational Sciences | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-1012-8660 | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Machado, T.S..pdf | 236.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 10
904
checked on Jul 16, 2024
Download(s) 50
572
checked on Jul 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.