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https://hdl.handle.net/10316/23465
Title: | Pais parceiros na exploração vocacional : programa de actividades conjuntas para pais e filhos | Authors: | Pericão, Rosário de Almeida | Orientador: | Borges, Graciete Franco | Keywords: | Relação pais-filhos, adolescente; Orientação profissional, adolescente | Issue Date: | 2010 | Serial title, monograph or event: | Pais parceiros na exploração vocacional : programa de actividades conjuntas para pais e filhos | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | O presente estudo constitui uma investigação-acção destinada a avaliar a eficácia do programa
Pais Parceiros na Exploração Vocacional (PPEV) no desenvolvimento de carreira dos
adolescentes e no incremento da qualidade da comunicação entre pais e filhos. O programa é
constituído por cinco actividades dirigidas às díades pais-filhos e por uma sexta actividade
dirigida à tríade pais-filho e psicóloga. Os principais objectivos do programa são: 1) aumentar
os níveis de exploração e compromisso vocacionais do adolescente; 2) incrementar a frequência
e a qualidade da comunicação entre pais e filhos e 3) aumentar a competência dos pais para dar
suporte ao desenvolvimento identitário dos filhos através da sugestão de atitudes e
comportamentos específicos.
O programa PPEV tem por base a abordagem desenvolvimental, contextualista, construtivista e
narrativa de carreira que enfatiza a dimensão relacional das díades pais/filhos, chamando a
atenção para a qualidade do diálogo e da abertura da comunicação intra-familiar e das redes de
suporte extra-familiar (Vondracek, et al. 1986; Young, 1994, 1997a, 1997b, 2001, Cochran,
1997). A importância da qualidade das relações dos adolescentes com as figuras significativas
na magnitude das suas expectativas face ao projecto vocacional e a relevância da realização de
actividades conjuntas intencionais na co-construção de projectos de carreira pessoais e
familiares orientaram a construção do programa de actividades conjuntas – PPEV
O programa foi testado numa amostra de 37 famílias, 18 do grupo experimental e 19 do grupo
controlo. Tratando-se de um estudo quasi-experimental, usámos a análise co-variância
(ANCOVA) porque é adequada a estudos quasi-experimentais. Os alunos do conjunto da
amostra participaram no programa de orientação vocacional desenvolvido pelo Serviço de
Psicologia e Orientação da escola.
Os dados quantitativos não revelaram diferenças significativas entre o grupo experimental e
controlo, tanto nas variáveis de carreira como nas variáveis relacionais. Contudo, este estudo
revelou uma evolução estatisticamente significativa da totalidade da amostra nas variáveis de
carreira e na frequência da comunicação entre pais e filhos, nomeadamente no que diz respeito à
comunicação sobre temáticas vocacionais.
Os dados recolhidos da análise qualitativa da eficácia do programa indicam que pais e filhos
consideraram o programa eficaz ao nível de exploração de carreira e na frequência e qualidade
da comunicação intra-familiar The present study evaluates the effectiveness of the program Parents Partners in Vocational Exploration (PPEV) on adolescents’ vocational exploration and commitment and on the quality of their communication with parents. The main objectives of this program were 1) to improve the adolescent’s vocational level of exploration and commitment; 2) to increase the family communication quality and quantity, namely in what concerns the vocational issues; 3) to strength the parents’ competency in giving support to the adolescent’s career development. The developmental, contextual, constructivist and narrative approaches of career sustained this program, emphasizing the relational dimension of parent-child dyads and the intra-family communication for the adolescents’ vocational development (Vondracek, et al., 1986; Young, 1994, 1997a, 1997b, 2001; Cochran, 1997). In a pretest-posttest control group design involving 18 families in the experimental group and 19 families in the control group, a co-variance analysis (ANCOVA) was used because its adequacy to quasi-experimental studies. Students of the total sample participated in the vocational guidance’s program developed by the department of psychology and school guidance. The quantitative data revealed no significant differences between the experimental and the control groups, either for career as relational variables. However, this study revealed a statistically significant evolution of the whole sample in career variables and in the frequency of communication between parents and their children, particularly that regarding vocational issues. Data collected from the qualitative analysis of the program effectiveness indicates that parents and children found the program effective for career exploration t level and f |
Description: | Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/23465 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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