Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23433
Title: Protocolo de entrevista forense do NICHD: análise da influência das variáveis intervalo de tempo e idade na informação relatada na entrevista
Authors: Silva, Marina Maravilha da 
Orientador: Alberto, Isabel Maria Marques
Keywords: Entrevista forense, criança
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: Protocolo de entrevista forense do NICHD : análise da influência das variáveis intervalo de tempo e idade na informação relatada na entrevista
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O crescente interesse pelo testemunho das crianças em casos de abuso sexual impulsionou o desenvolvimento de investigação científica sobre a sua capacidade para testemunhar e sobre as metodologias mais adequadas na obtenção de informação relevante, sendo o protocolo de entrevista forense do NICHD o exemplo máximo da ciência aplicada ao domínio da entrevista com crianças. O objetivo primordial deste estudo consiste na avaliação da influência do intervalo de tempo decorrente entre uma primeira entrevista (visionamento de um vídeo e evocação imediata) e uma segunda entrevista (evocação diferida) realizada uma semana depois, e da idade, no protocolo de entrevista forense do NICHD a nível da quantidade de informação exata, dos erros e das confabulações. A amostra é constituída por 120 crianças/adolescentes de ambos os sexos, da população Portuguesa. Os resultados deste estudo demonstraram que o intervalo de tempo de uma semana parece não ter influência significativa na qualidade da informação relatada. No que respeita à idade, na categoria etária dos 4 anos e 5/6 anos o intervalo de tempo parece não influenciar quanto à quantidade de informação exata, erros e confabulações, o que não se verifica para as categorias etárias dos 7/9 anos, 10/12 anos e 13/16 anos, nas quais o intervalo de tempo parece interferir nos resultados alcançados quanto às confabulações e aos erros. Os resultados indicam ainda que as crianças recordam menos informação exata do que os adolescentes e apresentam menos confabulações comparativamente aos adolescentes, relativamente aos erros não se verificam diferenças significativas. A idade parece ter influência quanto à informação exata e às confabulações, no entanto, parece não influenciar quanto à quantidade de erros.
The growing interest by the testimony of children in cases of sexual abuse boosted the development of scientific research on their ability to testify and on the most appropriate methodologies to obtain relevant information, being the forensic interview protocol NICHD the epitome of the field of applied science in interviews with children. The primary go on of this study consists on the evaluation of the influence of the interval of time between a first interview (watching a video and immediate recall) and a second interview (deferred recall) held a week later, and the age in the forensic interview protocol NICHD in what concerns to the amount of accurate and relevant information. The sample is made of 120 children / adolescents of both sexes among the Portuguese population. The results of this study showed that the time break of a week seemed not have any kind of significant interference in the quality of this information. Regarding the age, in the age category of 4 years and 5/6 years, the time interval seems not to influence the amount of exact information, errors and confabulations, what doesn’t happen with the categories of age.7/9 years 10 / 12 and 13/16 years, where the time interval seems to interfere with the results achieved about confabulations and errors. The results also indicate that children recall less accurate information than teenagers and have fewer confabulations compared with adolescents. Concerning the errors there are not significant differences. Age seems to have an influence on the exact information and confabulations, however, it does not seem to influence the amount of errors.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Psicologia Forense), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23433
Rights: openAccess
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FPCEUC - Teses de Mestrado

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