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Title: O papel da vergonha, evitamento experiencial e regulação emocional na psicopatologia : implicações na patologia do comportamento alimentar
Authors: Forte, Teresa Conceição de Neiva 
Orientador: Matos, Ana Paula
Keywords: Comportamento alimentar, distúrbio; Vergonha
Issue Date: 8-Feb-2012
Serial title, monograph or event: O papel da vergonha, evitamento experiencial e regulação emocional na psicopatologia : implicações na patologia do comportamento alimentar
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O papel da vergonha, Evitamento experiencial e Regulação Emocional no desenvolvimento da psicopatologia: implicações na Patologia do Comportamento Alimentar Já é reconhecido pela literatura que não são as emoções per se que causam sofrimento e conduzem à psicopatologia mas sim a tentativa de controlar, alterar ou evitar a experiência e expressão dessas emoções. A não aceitação de emoções indutoras de sofrimento como a vergonha leva a que os indivíduos se envolvam em tentativas ineficazes de regulação emocional como a adopção de estratégias de supressão, ruminação e dissociação que podem perpetuar o evitamento experiencial. Esta investigação tem como principal objectivo estudar se os indivíduos com Patologia do Comportamento Alimentar e os indivíduos sem patologia apresentam diferenças na forma como lidam com a experiência de vergonha, isto é, se a sintomatologia do comportamento alimentar perturbado está associada ao evitamento experiencial e a tentativas ineficazes de regulação emocional. Ademais pretendemos estudar o impacto destas variáveis na sintomatologia depressiva, ansiosa e associada ao stress. Partindo de uma amostra clínica constituída por 30 participantes do sexo feminino e de uma amostra da população geral composta por 60 sujeitos do sexo feminino, realizámos os nossos estudos separadamente para cada amostra. Os resultados obtidos sugerem que os indivíduos com Patologia do Comportamento Alimentar apresentam índices mais elevados de vergonha, evitamento experiencial e sintomatologia depressiva, ansiosa e associada ao stress, recorrendo de forma mais rígida à Ruminação, Supressão e Dissociação do que os indivíduos sem patologia. Para além disso, os resultados apontam que a Ruminação se destaca como a estratégia mais comum para lidar com a experiên
The role of shame, experiential avoidance and emotional regulation in the development of psychopatology: implications on Eating disorders It´s well known that emotions don´t cause suffering and drive to psychopathology themselves, but rather the attempts of controlling, changing or avoiding the experience and expression of those emotions. The non acceptance of emotions that cause suffering as shame influences the adoption of desadaptative emotion regulation strategies as Supression, Rumination and Dissociation which may perpetuate the experiential avoidance. This research has its main goal to study if there are differences between subjects with eating disorders and without pathology in the way of coping with shame, there is, if the eating disorders symptoms are linked with experiential avoidance and failed attemptatives of emotional regulation. In addiction, we intended to study the impact of these variables in the development of symptoms of depression, anxiety and stress. Based on one clínical sample with 30 female participants and one sample with 60 female participants from the general population, we held our studies separately for the two samples. The results suggest that subjects with eating disorders show higher levels of shame, experiential avoidance and psycopathology, and ruminate, suppress and dissociate more than the subjects without pathology. In addiction, the results point also to Rumination as the most common strategy to deal with shame contributing mainly to more depression. Key words: Shame, experiential avoidance, Emotional Regulation, Eating disorders, symptoms of depression, anxiety and stress
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23288
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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