Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23276
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Manuel João Coelho e-
dc.contributor.advisorMassart, Alain Guy Marie-
dc.contributor.authorÂngelo, Hugo Filipe Busano Pinto-
dc.date.accessioned2013-04-18T16:23:00Z-
dc.date.available2013-04-18T16:23:00Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23276-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Treino Desportivo para Crianças e Jovens (Treino Desportivo), apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho, tendo em consideração as alterações introduzidas à carreira de treinador e ao seu processo de formação, é realizar duas reflexões. Na primeira, procuramos identificar a melhor forma de perspetivar um plano de carreira a longo prazo de um judoca, com base na pesquisa bibliográfica que realizamos em várias vertentes do treino de crianças e jovens no judo nomeadamente, metodologia do ensino da modalidade no que diz respeito à técnica e à tática e avaliação do trabalho desenvolvido. Na segunda reflexão, partimos do modelo de carreira a longo prazo encontrado e apresentamos uma proposta de desenvolvimento curricular para uma das etapas iniciais da formação do jovem atleta da modalidade de judo, apresentando uma proposta de metodologia didática para o ensino do judo em crianças a partir dos 6 anos de idade. Para a elaboração proposta de desenvolvimento curricular, baseamo-nos na revisão bibliográfica realizada e nos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de experiência a desenvolver trabalho com estes escalões. No final do estudo, concluímos que nesta progressão coloca-se a situação ideal do grupo de trabalho ser homogéneo. Quando tal não acontece, o professor deve adaptar-se ao seu grupo de trabalho. Quando já existem elementos mais graduados no grupo, a aprendizagem torna-se mais rápida, uma vez que os alunos vão aprendendo com os colegas. Concluímos ainda que durante este trabalho foram apresentados os conteúdos considerados básicos na perspetiva dos autores, contudo, partindo da avaliação inicial realizada pelo treinador e considerando a evolução dos atletas, bem como as situações/soluções encontradas pelos judocas durante a realização dos momentos de descoberta guiada, os conteúdos a abordar poderão ser adaptados a esta situação.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJudopor
dc.subjectEnsino do judopor
dc.titleIntrodução e aperfeiçoamento técnico/tático - judopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4512-7331-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3977-7266-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.