Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/22668
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dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes de Matos-
dc.contributor.authorAgostinho, Pedro Filipe Lopes-
dc.date.accessioned2013-03-19T18:38:46Z-
dc.date.available2013-03-19T18:38:46Z-
dc.date.issued2013-03-11-
dc.identifier.citationAgostinho, Pedro Filipe Lopes - Marketing de experiências : comunicar emoções e sensações através de experiências de consumo : caso biosotis. Coimbra, 2013por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/22668-
dc.descriptionTrabalho de projeto do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.por
dc.description.abstractA mutabilidade do mercado é uma inevitabilidade, como tal a empresa necessita de se adaptar rapidamente e, até mesmo, antever as mudanças, para se manter competitiva. A necessidade de adaptação cabe ao marketing, que necessita de se atualizar continuamente para melhor corresponder às necessidades do mercado. A atual saturação publicitária, a sua ineficácia, a redução do poder de compra e a omnipresença da informação são alguns dos fatores que tornam o consumidor cada vez mais inerte às promessas comunicacionais, uma vez que cada compra tende a ser exaustivamente analisada. Encontra-se no Marketing de Experiências uma alternativa à comunicação tradicional e massificada, sendo esta direta, sensorial e, sobretudo, emocional, servindo como plataforma relacional para a retenção de consumidores e preferência em momentos de indecisão futuros. A comunicação emocional tem por objetivo a criação de uma expectativa fantasiosa e hedónica que deverá ser ultrapassada pelas empresas que têm no cerne do seu negócio o consumidor e a oferta de experiências de consumo. O objetivo deste trabalho de projeto é determinar se as práticas experienciais representam de facto uma mudança de paradigma na comunicação, para tal serão estudadas temáticas de marketing de experiências, desde a sua base, marketing e marketing relacional, como a sua importância para o paradigma comunicacional, isto além de abordar a experiência como fonte de rendimento para empresas que têm a oferta de experiências de consumo como essenciais no seu negócio e o consumo hedónico, essencial para o entendimento experiencial do consumo. Por fim, e para sustentar a base teórica, será apresentada a parte prática do trabalho de projeto, que será o estudo da experiência de consumo oferecida pela Biosotis, uma empresa que se divide em duas áreas: o retalho de produtos biológicos, macrobióticos e agricultura biológica e a prestação de serviços de consultas de medicina alternativa, terapias e diagnósticos. Palavras-Chave: Marketing de Experiências; Experiências de Consumo; Marketing Relacional; Marketing Sensorial; Marketing Emocional; Consumo Hedónico.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMarketing de experiênciaspor
dc.subjectMarketing relacionalpor
dc.subjectMarketing sensorialpor
dc.subjectMarketing emocionalpor
dc.subjectConsumo hedónico.por
dc.titleMarketing de experiências : comunicar emoções e sensações através de experiências de consumo : caso biosotispor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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