Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/22446
Title: Identidade socioprofissional, participação e relação entre os professores de educação física e a comunidade educativa
Authors: Santos, João Alberto Valente dos 
Orientador: Ferreira, António Gomes Alves
Matos, Armanda Pinto da Mota
Keywords: Professor de educação física
Issue Date: 30-Oct-2012
Serial title, monograph or event: Identidade socioprofissional, participação e relação entre os professores de educação física e a comunidade educativa
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A presente investigação procurou analisar as perceções que os professores de Educação Física (EF) têm acerca da sua identidade socioprofissional, do grau de participação na vida da escola e das relações que estabelecem com os vários elementos da comunidade educativa. O estudo apresenta uma natureza não experimental, quantitativa e descritiva. Recorreu-se à aplicação do questionário como instrumento de recolha de dados. Foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: o questionário “identidade socioprofissional dos professores de EF”, o questionário “clima escolar e participação dos professores” e o questionário “relação entre os professores de EF e a comunidade educativa”. Para a realização do estudo, recorreu-se a uma amostra não probabilística de 464 professores de EF dos 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário, de um total de setenta e sete estabelecimentos escolares distribuídos por quarenta e um concelhos do Continente e três da ilha da Madeira. A partir da análise dos principais resultados é possível concluir que existe, em geral, uma perceção positiva sobre a identidade socioprofissional do professor de EF. Esta perceção é tanto mais positiva quanto melhor se apresente a situação profissional dos professores. Adicionalmente, estas perceções tendem a melhorar com o tempo de serviço, relação positiva com o (a) diretor (a), professores das outras disciplinas e alunos. Quanto à participação dos professores de EF nos diferentes momentos e tarefas da vida da escola, conclui-se que, na sua maioria, os professores percecionam níveis de participação elevados, nomeadamente no que se refere à colaboração com os órgãos de administração e gestão e à colaboração com os professores das outras disciplinas na realização das atividades escolares. O grau de participação parece aumentar proporcionalmente à ampliação das habilitações académicas dos professores de EF. Conclui-se, também, que quanto mais positiva é a relação dos professores de EF com os professores das outras disciplinas e com a comunidade educativa, mais elevado é o grau de participação na vida da escola.
This research sought to analyse the perceptions that physical education (PE) teachers have about their socio-professional identity, the level of participation in school life and, also, to know the perceptions about the interpersonal relationships that they establish within the members of school community. The study presents a non-experimental, quantitative and descriptive nature. The questionnaire was the elected appliance for data collection. The following instruments were used: the “socio-professional identity of PE teacher’s” questionnaire, the “school environment and teacher’s participation” questionnaire and the “relationship between physical education teachers and the school community” questionnaire. This study comprised a non-probabilistic sample of 464 PE teachers of middle and secondary school level, out of a total of seventy-seven schools from forty-one counties of the Mainland and three from Madeira Island. From the analysis of the main results, it is possible to conclude that there is an overall positive perception about the socio-professional identity of the PE teacher. This perception is particularly positive in teachers of a higher professional status. Additionally, these perceptions tend, also, to improve with years of service, positive relationship with the director, teachers of other subjects and students. As to the PE teacher’s participation in different moments and tasks of school life, it is concluded that, the most part, perceive high levels of participation, in particular, as regards to cooperation with the administration and management board and cooperation with other teachers in the implementation of school activities. The degree of participation seems to increase in proportion to the expansion of the academic qualifications of PE teachers. It appears, as well, that the more positive is the relationship of PE teachers with teachers from other disciplines and with the educational community, the higher is the degree of participation in the school life.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/22446
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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