Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/21852
Title: | Perceção da autoeficácia dos professores e do rendimento escolar dos alunos | Authors: | Pacheco, Maria Leonarda Pereira | Orientador: | Bidarra, Maria da Graça | Keywords: | Rendimento escolar; Autoeficácia docente | Issue Date: | 7-Sep-2012 | Serial title, monograph or event: | Perceção da autoeficácia dos professores e do rendimento escolar dos alunos | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Com o presente estudo, em que participaram Professores dos 2.º e 3.º Ciclos do
Ensino Básico e do Ensino Secundário, procurou aferir-se o valor preditivo das
variáveis sociodemográficas e profissionais na perceção da autoeficácia dos professores
e a sua relação com a perceção do rendimento escolar dos alunos e respetivas causas.
A amostra foi constituída por 144 professores de diferentes níveis de ensino e de
diferentes grupos de recrutamento de quatro escolas públicas do concelho de Tomar.
Trata-se, portanto, de um estudo não experimental, com uma amostragem não
probabilística intencional, realizado através de inquérito com recurso a questionário
autoadministrado, constituído por três partes: Parte I – Escala da Autoeficácia de
Professores (adaptação da Ohio State Teacher Efficacy Scale – OSTES, de
Tschannen‐Moran e Hoy, 2001); Parte II – Perceção do rendimento escolar dos alunos e
das causas de sucesso/insucesso académico; e Parte III – Dados sociodemográficos e
profissionais dos professores.
Os resultados obtidos evidenciam que a perceção da autoeficácia dos professores
é positiva, o que se coaduna com as causas mais internas por estes atribuídas ao sucesso
académico e com as causas predominantemente externas atribuídas ao insucesso dos
alunos, evidenciando a estreita relação, estabelecida teórica e empiricamente, entre
autoeficácia e atribuição causal.
Os resultados sugerem, igualmente, a existência de uma relação significativa
entre a perceção de autoeficácia dos professores e a perceção do rendimento escolar dos
alunos, verificando-se que os professores que percecionam melhores resultados nas suas
turmas revelam valores mais altos de autoeficácia.
6
Com exceção do nível de ensino lecionado e do desempenho de cargos
pedagógicos, não se verificaram relações significativas entre as variáveis
sociodemográficas e a generalidade das variáveis profissionais e a perceção da
autoeficácia dos professores. No entanto, atendendo a este padrão de resultados
podemos afirmar que as variáveis profissionais têm maior poder preditivo sobre a
perceção da autoeficácia docente face às sociodemográficas. The aim of this study, in which Junior and High School teachers took part, was to gauge the predictive value of sociodemographic and professional variables in the perception of teachers’ self-efficacy and its relation with the perception of students’ academic results and its causes. The sample was composed of 144 teachers, teaching different subjects and school levels, from four public schools in the County of Tomar. It is, therefore, a nonexperimental study with an intentional non-probabilistic sampling, based on a survey including a self-administered questionnaire divided into three parts: Part I – Teacher self-efficacy scale (adapted from Ohio State Teacher Efficacy Scale – OSTES, by Tschannen-Moran and Hoy, 2001); Part II – Perception of students’ academic results and causes of students’ success/failure and Part III – Teachers’ sociodemographic and professional data. The results thus obtained show that the perception of teachers’ self-efficacy is positive, which relates to the internal causes which teachers associate to academic results and to predominantly external causes associated to students’ failure, proving the close relation, theoretically and empirically established, between self-efficacy and causal attribution. The results also suggest that there is a significant relation between the perception of teachers’ self-efficacy and the perception of students’ academic results, showing that the teachers who perceive better results in their classes also reveal higher self-efficacy levels. Significant relations between sociodemographic variables and the generality of professional variables and the perception of teachers’ self-efficacy were not found, 8 saving exception of the school levels taught and the assumption of pedagogic functions. However, taking this results’ pattern into consideration we can state that the professional variables have a greater predictive power over the perception of teaching self-efficacy than sociodemographic ones. |
Description: | Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/21852 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Universidade de Coimbra - Tese.pdf | 816.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
701
checked on Oct 8, 2024
Download(s) 50
260
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.