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https://hdl.handle.net/10316/21825
Title: | Validação da versão portuguesa da Escala de Valores numa amostra de estudantes universitários | Authors: | Fernandes, Carolina Rodrigues Jesus | Orientador: | Gouveia, José Augusto Pinto | Keywords: | Terapia de aceitação e compromisso | Issue Date: | 2012 | Serial title, monograph or event: | Validação da versão portuguesa da Escala de Valores numa amostra de estudantes universitários | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | O estudo dos processos comportamentais enquanto mediadores da
mudança clínica, tem sido alvo de um crescente interesse no domínio das
terapias cognitivo-comportamentais, devido à sua importância na
compreensão do funcionamento psicológico. Esta alteração no foco veio
exigir o desenvolvimento de medidas sensíveis à mudança nos processos
terapêuticos. Na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), surgiu a
necessidade de aceder aos valores de vida, visto que são um dos processos
nucleares dessa terapia. Os estudos existentes actualmente na área dos
valores foram realizados com base noutras abordagens, que não a ACT.
Deste modo, com o objectivo de contribuir para a medição e melhor
compreensão dos valores de vida, realizou-se um conjunto de estudos numa
amostra constituída por 335 sujeitos estudantes do ensino superior. Os
resultados revelam que a escala possui uma qualidade psicométrica razoável,
e que os valores de vida se encontram positivamente associados à satisfação
com a vida, assim como ao bem-estar e saúde mental. Para além disso, os
resultados apontam, ainda, para a inexistência de interacção entre os valores
de vida e sintomatologia depressiva ou ansiosa nesta amostra. The study of behavioral processes as mediators of clinical change, have been a target of growing interest in the cognitive-behavioral therapies domain, due to its crucial role in understanding psychological functioning. This change in focus came to require the development of measures sensitive to the change in therapeutic processes. In Acceptance and Commitment Therapy (ACT), the need arose to access values of life, since they are one of its primary core processes. The existing studies in the area of values have been carried out on the basis of approaches, other than ACT. In this way, with the aim of contributing to the measurement and understanding of valued living, a set of studies was carried out, in a sample of 335 students in higher education. The results show that the scale has a reasonable psychometric quality, and that values are positively associated with life satisfaction, as well as to well-being and mental health. In addition, the results point to the lack of interaction between values and depressive or anxious symptoms in this sample. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e de Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e de Saúde) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/21825 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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