Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21497
Title: Monitorização da satisfação profissional num agrupamento de Centros de Saúde da Região Centro
Authors: Matos, Vítor Manuel Mendonça Albergaria. 
Orientador: Ferreira, Pedro Lopes
Keywords: ACES (Agrupamento de Centros de Saúde); Satisfação profissional; Reforma dos cuidados de saúde primários; Profissionais de saúde
Issue Date: 11-Dec-2012
Publisher: FEUC
Citation: Matos, Vítor Manuel Mendonça Albergaria - Monitorização da satisfação profissional num agrupamento de Centros de Saúde da Região Centro. Coimbra, 2012.
Abstract: Este trabalho de investigação tem por objetivo monitorizar a satisfação dos profissionais de um Agrupamento de Centros de Saúde (ACES). O seu desenvolvimento envolveu a aplicação do Instrumento de Avaliação da Satisfação Profissional (IASP) a todos os setores profissionais inseridos nos quatro Centros de Saúde que compõem este Agrupamento da Região Centro. Perante este novo modelo organizacional, estruturado através do Decreto-Lei n.º 28/2008 de 22 de Fevereiro, que consigna a avaliação periódica do grau de satisfação profissional aos Conselhos Clínicos dos ACES, tem o investigador o objetivo de contribuir para a melhoria de um modelo de monitorização consentâneo com esta forma de Organização. O estudo formula três hipóteses de investigação testando a sensibilidade da satisfação profissional em relação: (i) às condições sociodemográficas; (ii) ao enquadramento profissional; (iii) quanto ao tipo de Unidade onde estão integrados os profissionais. Os resultados demonstram no plano das dimensões e subdimensões do instrumento metodológico, níveis de significância estatística (p <0,05) do grau de ensino em relação à dimensão de “Qualidade de Local de Trabalho” e subdimensão de “Política de Recursos Humanos”; do tipo de vínculo em relação às dimensões de “Qualidade da Prestação de Cuidados e “Melhoria Contínua da Qualidade”; do setor profissional em relação à subdimensão de “Política de Recursos Humanos”; do exercício de funções de Coordenação/Chefia em relação à subdimensão de “Moral”; do tipo de Unidade em relação as subdimensões de “Política de Recursos Humanos”e “Moral” bem como na dimensão de “Melhoria Contínua da Qualidade”.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Lopes Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21497
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Vitor_Albergaria_Matos_Dissertação_Mges_2012.pdf3.86 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.