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https://hdl.handle.net/10316/21484
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Helena Neves | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Cláudia Manuela Mendes. | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-21T18:21:26Z | - |
dc.date.available | 2013-01-21T18:21:26Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/21484 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Helena Neves Almeida. | por |
dc.description.abstract | Desde 2000 que o Conselho Europeu visa transformar a União Europeia na economia do conhecimento mais competitiva e dinâmica a nível mundial, valorizando, para tal, o capital humano. A Europa passou a privilegiar o conhecimento e a inovação, a promover uma cultura mais empreendedora e a adotar atitudes e valores culturais favoráveis à capacidade e iniciativa de empreender. De modo a alcançar o objetivo traçado, os países europeus têm desenvolvido diferentes ações e projetos onde a Educação surge como um meio essencial. O presente estudo pretende conhecer, de modo aprofundado, o Projeto Nacional de Educação para o Empreendedorismo (PNEE), desenvolvido em Portugal, explorando o tema da educação para o empreendedorismo em torno de três eixos: características do PNEE a nível nacional; processo de adesão e implementação do PNEE a nível local e perceções sobre o processo de implementação do PNEE a nível local. É um estudo, essencialmente, descritivo e analítico e centra-se numa atividade recente e num contexto específico, quatro escolas da Direção Regional de Educação do Alentejo (DREALENT), fazendo recurso a pesquisa bibliográfica, documental e uso da técnica da entrevista. Os resultados sugerem que o sucesso dos projetos desenvolvidos é percebido como uma variável influenciada por duas condições: a motivação dos agentes envolvidos (escola, direção executiva, pessoal docente e não docente, alunos) que deve ser amplamente fomentada e a adequação do projeto ao contexto interno e externo, que implica uma flexibilização por parte da estrutura organizacional da escola, nomeadamente, no estabelecimento de articulações com a comunidade externa. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | FEUC | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Empreendedorismo | por |
dc.subject | Ser/tornar-se empreendedor | por |
dc.subject | Educação para o empreendedorismo | por |
dc.title | Educação para o empreendedorismo : um estudo sobre o Projeto Nacional de Educação para o Empreendedorismo | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Psychology and Educational Sciences | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-5798-3501 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
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Educação para o Empreendedorismo - CláudiaTeixeira.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
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