Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21484
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dc.contributor.advisorAlmeida, Helena Neves-
dc.contributor.authorTeixeira, Cláudia Manuela Mendes.-
dc.date.accessioned2013-01-21T18:21:26Z-
dc.date.available2013-01-21T18:21:26Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/21484-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Helena Neves Almeida.por
dc.description.abstractDesde 2000 que o Conselho Europeu visa transformar a União Europeia na economia do conhecimento mais competitiva e dinâmica a nível mundial, valorizando, para tal, o capital humano. A Europa passou a privilegiar o conhecimento e a inovação, a promover uma cultura mais empreendedora e a adotar atitudes e valores culturais favoráveis à capacidade e iniciativa de empreender. De modo a alcançar o objetivo traçado, os países europeus têm desenvolvido diferentes ações e projetos onde a Educação surge como um meio essencial. O presente estudo pretende conhecer, de modo aprofundado, o Projeto Nacional de Educação para o Empreendedorismo (PNEE), desenvolvido em Portugal, explorando o tema da educação para o empreendedorismo em torno de três eixos: características do PNEE a nível nacional; processo de adesão e implementação do PNEE a nível local e perceções sobre o processo de implementação do PNEE a nível local. É um estudo, essencialmente, descritivo e analítico e centra-se numa atividade recente e num contexto específico, quatro escolas da Direção Regional de Educação do Alentejo (DREALENT), fazendo recurso a pesquisa bibliográfica, documental e uso da técnica da entrevista. Os resultados sugerem que o sucesso dos projetos desenvolvidos é percebido como uma variável influenciada por duas condições: a motivação dos agentes envolvidos (escola, direção executiva, pessoal docente e não docente, alunos) que deve ser amplamente fomentada e a adequação do projeto ao contexto interno e externo, que implica uma flexibilização por parte da estrutura organizacional da escola, nomeadamente, no estabelecimento de articulações com a comunidade externa.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectSer/tornar-se empreendedorpor
dc.subjectEducação para o empreendedorismopor
dc.titleEducação para o empreendedorismo : um estudo sobre o Projeto Nacional de Educação para o Empreendedorismopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5798-3501-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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