Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21424
Title: Empreendedorismo jovem em Cabo Verde : necessidades e oportunidades
Authors: Carvalho, Marline Conceição Vieira de 
Orientador: Ferreira, Virgínia
Keywords: Empreendedorismo jovem; Oportunidade vs necessidade; Redes; Inovação.
Issue Date: 28-Sep-2012
Publisher: FEUC
Citation: Carvalho, Marline Conceição Vieira de - Empreendedorismo jovem em Cabo Verde : necessidades e oportunidades. Coimbra, 2012
Abstract: A temática do empreendedorismo está na ordem do dia e o fenómeno é tido como um motor de desenvolvimento económico em Cabo Verde. Contudo, ainda são escassas as pesquisas no país que analisam o tema e praticamente inexistem estudos que se voltem para o empreendedorismo jovem. Tomando como ponto de partida o conceito proposto por Garner (1989), o presente trabalho tem por objectivo analisar os factores que influenciam jovens da ilha de Santiago a criar uma empresa na Cidade da Praia. Para tanto, apoiamo-nos teoricamente em autores que têm estudado a questão e, empiricamente, em 19 entrevistas, sendo 14 realizadas a jovens que criaram empresas e 5 referentes a instituições que prestam apoio na área do empreendedorismo em Cabo Verde. Do estudo prático realizado pudemos constatar que a concretização de uma oportunidade de negócio foi o factor propulsionador do empreendedorismo, entendido como a criação de empresas. Neste processo, vários são os obstáculos enfrentados, sendo a relação com os clientes aquele que ganha maior destaque. Por outro lado, o apoio institucional assume maior relevância na fase de desenvolvimento do negócio que na fase da sua criação. Nesta fase, quem empreende conta, sobretudo, com o apoio da sua rede pessoal na obtenção de recursos físicos e informações. Porém, a nível financeiro, os/as jovens não recorrem à sua rede, mas essencialmente ao capital próprio para o financiamento da actividade empreendedora. É de notar que a preocupação com a inovação se faz presente, mas o caminho a trilhar ainda é longo e cheio de escolhos.
Description: Dissertação de mestrado em Intervençao Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Virgínia Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21424
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
pretextuais.pdf247.19 kBAdobe PDFView/Open
elementos postextuais.pdf600.09 kBAdobe PDFView/Open
elementos textuais_final.pdf673.22 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

677
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 5

6,315
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.