Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21415
Title: Planeamento, controlo de gestão e o modelo ABC : implementação numa empresa de telecomunicações
Authors: Macedo, Hélder Diogo Tavares. 
Orientador: Sá, Patrícia Moura e Sá
Picado, José
Keywords: ABC; Atividades; Custeio; Planeamento,; Controlo
Issue Date: 9-Oct-2012
Publisher: FEUC
Citation: Macedo, Hélder Diogo Tavares - Planeamento, controlo de gestão e o modelo ABC : implementação numa empresa de telecomunicações.Coimbra, 2012
Abstract: O objetivo deste relatório é o de ilustrar a importância e o papel do planeamento e dos processos de controlo nas empresas, dando a conhecer o procedimento de implementação e testes do novo processo de custeio da PT Inovação, tendo por base todo o modelo conceptual que foi desenvolvido para o efeito. A solução de custeio implementada tem na sua génese o Custeio Baseado nas Atividades (ABC). Essa implementação teve (e ainda tem) que lidar com dificuldades inerentes às especificidades da própria organização, as quais estiveram sempre presentes no estágio realizado. Todo o trabalho desenvolvido e relatado neste documento teve sempre uma visão de melhoria contínua, uma vez que esta solução ainda se encontra em fase de implementação na PT Inovação. A situação de partida da empresa não contemplava um sistema que disponibilizasse informação de custeio sistematizada e integrada, principalmente de indicadores de desempenho relevantes ao nível das suas atividades, produtos e clientes. Este novo processo de custeio faz parte de um projeto global de reformulação de processos da PT Inovação, em curso. Neste âmbito, a situação agora desenvolvida tem ainda limitações importantes, tendo uma margem de evolução ainda considerável, de modo a apoiar eficazmente as pessoas que têm de tomar decisões de gestão. Para que isso aconteça, é essencial que a empresa conheça o custo de execução de diferentes atividades e gira adequadamente a sua cadeia de valor. Espera-se que o resultado da solução implementada constitua um passo neste sentido. No término deste estágio conclui-se que a implementação da solução de custeio vai ser uma “pedra fulcral” na empresa e na execução e acompanhamento da sua estratégia, podendo representar, se bem aproveitada, um ponto de viragem.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Patrícia Moura e Sá e José Picado.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21415
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de estágio - Helder Macedo_Final.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,051
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 1

17,542
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.