Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21404
Title: Festival Rádio Faneca : um contributo para a revitalização do centro histórico de Ílhavo
Authors: Pina, José Manuel Ribeiro de. 
Orientador: Peixoto, Paulo
Issue Date: 23-Oct-2012
Publisher: FEUC
Citation: Pina, José Manuel Ribeiro de - Festival Rádio Faneca : um contributo para a revitalização do centro histórico de Ílhavo. Coimbra, 2012.
Abstract: O “Festival Rádio Faneca - um contributo para a revitalização do centro histórico de Ílhavo” é um projeto cultural de índole imaterial, assente em cruzamentos artísticos, cujos objetivos visavam contribuir para o surgimento de novos olhares, para a criação de novas dinâmicas e valorização das memórias e usos do centro histórico de Ílhavo. O projeto pretendeu assumir-se como um momento excecional de diálogo entre a população e criação artística, entre o imaterial e o material dinamizado pelo Centro Cultural de Ílhavo. Não se trata da redefinição da identidade do centro histórico da cidade de Ílhavo, mas antes para a sensibilização dos valores patrimoniais e preservação das memórias e tradições; da importância da produção cultural; da necessidade em criar experiências artísticas; no combate ao despovoamento, à perda de identidade; à degradação urbanística e social, fatores característicos da problemática dos centros históricos. Os projetos de regeneração não se conseguem por decreto, mas sim através do envolvimento, do comprometimento das populações e dos atores locais. Consciente destes factos, o projeto foi construído sem uma programação fechada ou imposta. Através de um work in progress, construi-se um festival com conteúdos equilibrados, com um elevado grau de proximidade entre todos os intervenientes, aproveitando as características do espaço público: poder ser pensado de forma coletiva, cruzando diferentes correntes e opiniões; evitar as tensões existentes entre o “global” e o “local” e a “transmitir alegria” de Ílhavo para o mundo.
Description: Projeto de mestrado em Sociologia, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Peixoto.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21404
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
JOSÉ_PINA_DISSERTAÇÃO_2012.pdf37.26 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

254
checked on Apr 24, 2024

Download(s) 50

442
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.