Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21344
Title: A espiritualidade nas organizações : um estudo empírico
Authors: Silva, Carlos Rodolfo Nunes Martins da 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Espiritualidade nas organizações; Bem-estar; Comportamentos organizacionais; Desempenho individual
Issue Date: 4-Dec-2012
Publisher: FEUC
Citation: Silva, Carlos Rodolfo Nunes Martins - A espiritualidade nas organizações : um estudo empírico. Coimbra, 2012
Abstract: As organizações procuram sempre melhorar os seus processos internos, de forma a tornarem-se mais competitivas num mercado cada vez mais global e interligado. Para a prossecução deste objetivo tem-se notado uma preocupação crescente com o bem-estar emocional dos trabalhadores, com a sua motivação e vínculo à organização, que resultem numa melhoria da sua performance. Assim, o presente estudo tem o propósito de contribuir para a definição de espiritualidade nas organizações e qual a sua influência nos seus trabalhadores, nomeadamente no comprometimento organizacional, realização pessoal, superação pessoal, criatividade e locus of control. As variáveis absentismo e desempenho individual foram analisadas tendo em conta a influência da espiritualidade e também os comportamentos dos indivíduos. Com base na revisão literária foi definido o modelo conceptual e as hipóteses de estudo, sendo que posteriormente as variáveis foram sujeitas à análise fatorial exploratória e à medida de consistência interna, Alfa de Cronbach, assim como à regressão linear múltipla para avaliar o seu impacto na variável dependente. Dos resultados obtidos, salienta-se que a espiritualidade tem um forte impacto nos comportamentos dos indivíduos no meio empresarial, com especial destaque para a superação e realização pessoal, sendo que estas, juntamente com a criatividade, têm uma influência significativa nos níveis de produtividade e de adaptação a circunstâncias adversas - Desempenho Individual.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho
URI: https://hdl.handle.net/10316/21344
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Carlos Nunes.pdf813.44 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

617
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,142
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.