Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/21113
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dc.contributor.advisorCanelo, Maria José Florentino Mendes-
dc.contributor.authorMadureira, Marco André Valente-
dc.date.accessioned2012-11-07T19:00:18Z-
dc.date.available2012-11-07T19:00:18Z-
dc.date.issued2012-10-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/21113-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos Norte-Americanos, na área de especialização em Cultura Norte-Americana, apresentada ao Departamento de Estudos Norte-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractFor the human species, migration has not only been a matter of survival, but also of empowerment, for example. In the case of North America, the European migration translated into colonization. The ‘exotic garden’ we recognize nowadays as the U.S.A. was at times occupied peacefully, other times with aggression. Gradually, the idea of natural abundance would be associated with wealth, democracy, and consumption. Besides the necessity to move in space, the human also longs for movement in time. For those who “suffer” from nostalgia, movement in space eases the anxiety. The origin of nostalgia has been subject of debate among several intellectuals of various disciplines. The consensus exists that the contemporary society is not satisfied with the status quo and that going back in time to compensate for something is a widespread desire. Nostalgia and imagination may lead to the creation of mental utopias. The motion picture Wall∙E (Disney/Pixar 2008) shows how a utopia of the Earth comes to exist after the humans have abandoned and forgotten about it as a result of extreme pollution. The concept of the “de-greening cycle” that I developed is partially depicted in the movie. According to this theory, the Earth is in a permanent cycle of evolution, destruction, and revitalization. The causes for destruction may be natural or not. This theory fits best into the discourse of ecology. With the rise of the environmental movement, ecology became popular and started being adopted by critical discourses, such as feminism, history, and philosophy. When literary studies seized ecology, ecocriticism emerged. This discipline studies the relationship between literature and nature. Subsequently, still in the U.S., ecocriticism became popular among scholars of cinema studies. Ecocriticism provides me the necessary tools to successfully associate my theory with Wall∙E. In this movie, after centuries in a state of practical numbness, the captain of the spaceship realizes that he has the moral obligation to take care of the Earth. With the help of the android couple Wall∙E and EVE, the humans, exiled in space, fight the consumption oriented dictatorship they lived under in order to go back to Earth. Once they are on the planet, the greening process is accelerated.por
dc.description.abstractPara os humanos, migrar significa não só sobreviver, mas representa também a busca por poder, por exemplo. No caso da América do Norte, a migração dos europeus trouxe consigo a colonização. O „jardim exótico‟ que conhecemos hoje como os E.U.A. foi ocupado ora pacificamente, ora com violência. Gradualmente, a ideia de abundância natural viria a confundir-se com a de riqueza económica, democracia e consumo. Para além da necessidade de se mover no espaço, o ser humano também anseia o movimento no tempo. Para os indivíduos que “sofrem” de nostalgia, o movimento espacial alivia a ansiedade. A questão da origem do sentimento nostálgico tem sido debatida por vários intelectuais de várias áreas do saber. Existe o consenso de que a sociedade contemporânea não está satisfeita com o status quo e que um regresso no tempo para compensar algo é um desejo generalizado. A nostalgia e a imaginação possibilitam a construção mental de utopias. O filme Wall∙E (Disney/Pixar 2008) mostra como se desenvolve uma utopia do planeta Terra depois de os humanos o terem abandonado e esquecido por consequência da poluição extrema. O conceito de „ciclo de des-florescimento‟, desenvolvido por mim, encontra-se parcialmente representado neste filme. De acordo com esta teoria, a Terra encontra-se permanentemente num ciclo de florescimento, desflorescimento e repouso. A causa da desflorescimento pode ser natural, ou não. Esta teoria enquadra-se no discurso ecológico. Com o movimento ambiental, a ecologia ganhou notoriedade e começou a ser integrada em discursos críticos como o feminismo, a história, a filosofia, etc. Quando a área dos estudos literários se apoderou da ecologia, surgiu a ecocrítica. Esta disciplina preocupa-se com a relação entre a literatura e a natureza. Posteriormente, ainda nos E.U.A., a ecocrítica viria a tornar-se popular na área dos estudos cinematográficos. A ecocrítica oferece-me os instrumentos necessários para conseguir relacionar eficazmente a minha teoria com o filme. Em Wall∙E, após séculos num estado quase inativo, o capitão da nave toma consciência da sua obrigação moral de cuidar da Terra e, então, luta contra a ditadura orientada para o consumo, no qual vivia toda a população exilada no espaço e, com a ajuda do casal de robôs, Wall∙E e EVE, tentam voltar ao planeta. Quando regressam à Terra, o processo de florescimento é acelerado.-
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEcolocríticapor
dc.subjectEcologia profundapor
dc.titleEcocriticism in Disney/Pixar - Wall-E and the De-greening Cyclepor
dc.typemasterThesispor
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.deptFaculdade de Letras, Universidade de Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCentre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversidade de Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9441-6055-
Appears in Collections:FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Mestrado
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