Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/2088
Title: Mecanismos de oxidação electroquímica e quantificação de drogas de abuso
Authors: Garrido, Jorge Manuel Pinto de Jesus 
Orientador: Brett, Ana Maria Oliveira
Matos, Cristina
Keywords: Bioquímica; Drogas de abuso; Oxidação
Issue Date: 31-Mar-2004
Citation: GARRIDO, Jorge Manuel Pinto de Jesus - Mecanismos de oxidação electroquímica e quantificação de drogas de abuso. Coimbra, 2003.
Abstract: O trabalho apresentado nesta dissertação teve como objectivo o estudo do mecanismo de biotransformação oxidativa de drogas de abuso e o desenvolvimento de metodologias electroanalíticas para a sua quantificação em formulações farmacêuticas e amostras apreendidas. As drogas estudadas foram a morfina, a codeína, a di-hidrocodeína, a heroína, a apomorfina e a cocaína. Para esclarecer e comprovar as etapas intermediárias e os produtos resultantes do processo oxidativo foram também sintetizados e estudados diversos metabolitos e análogos de cada uma das drogas referidas. Os estudos realizados permitiram clarificar os mecanismos de oxidação das drogas de abusoassim como propor novas etapas de oxidação e metabolitos paraos processos oxidativos que ocorrem. Os dados obtidos evidenciaram a ocorrência de uma interacção em solução entre a morfina e a cocaína com a formação de um complkexo de inclusão. Foram desenvolvidos dois métodos electroanalíticos baseados na voltametria de onda quadrada e na análise por injecção em fluxo com detecção amperométrica para a quantificação das drogas estudadas em formulações farmacêuticas e em amostras apreendidas. Estas metodologias analíticas mostraram serem boas alternativas à utilização dos métodos de referência baseados em análises volumétricas e na cromatografia líquida (HPLC).
Description: Tese de doutoramento em Bioquímica (Tecnologia Bioquímica) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/2088
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

100
checked on Apr 1, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.