Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2082
Title: Optimização de complexos lipossoma catiónico-ADN para transfecção de células neuronais
Other Titles: Optimisation of cationic liposome/DNA complexes for transfection of neuronal cells
Authors: Cruz, Maria Teresa Girão da 
Orientador: Lima, Maria da Conceição Monteiro Pedroso de
Simões, Sérgio Paulo de Magalhães
Keywords: Bioquímica; Terapia génica; Lipossoma catiónico
Issue Date: 17-Jan-2005
Citation: CRUZ, Maria Teresa Girão da - Optimização de complexos lipossoma catiónico-ADN para transfecção de células neuronais. Coimbra, 2004.
Abstract: O transporte e cedência intracelulares de genes e oligonucleotídeos é hoje considerado uma promissora estratégia terapêutica para o tratamento das doenças do sistema nervoso central (SNC), dado que as estratégias convencionais se têm revelado pouco eficazes. A aplicação bem sucedida desta metodologia passa pela concepção de veículos específicos para o transporte do material genético para as células alvo, de modo a que aí se possam verificar níveis adequados de expressão génica. Este projecto visou, fundamentalmente, desenvolver vectores não virais do tipo lipossómico, para um transporte e cedência eficazes de genes em células neuronais em cultura e in vivo. O nosso objectivo consistiu, especificamente, na promoção da internalização celular mediada por receptores dos complexos ternários – lipossoma catiónico/ADN/transferrina (lipoplexos-Tf) – e em garantir uma maior eficácia na cedência intracelular do material genético. Foi ainda nosso objectivo contribuir para o esclarecimento dos mecanismos pelos quais os lipoplexos cedem ADN ao citoplasma, realizando estudos sistemáticos de associação celular. Visando a utilização destes sistemas no tratamento de doenças do SNC, propusemo-nos testar estas estratégias na transfecção de células neuronais, incluindo o transporte de potenciais genes terapêuticos em modelo animal de lesão neuronal. A associação de Tf aos lipoplexos mostrou ser eficaz na potenciação da actividade e eficiência de transfecção das células neuronais, quer in vitro, quer in vivo após administração estereotáxica no estriado de ratos Wistar. A administração in vivo do plasmídeo codificando para o factor de crescimento neuronal (NGF), mediada por lipoplexos-Tf, revelou-se eficaz na diminuição da lesão excitotóxica causada pela injecção intraestriatal de ácido caínico, sugerindo que estes sistemas constituem uma estratégia promissora para a prevenção e/ou recuperação da degeneração neuronal.
Description: Tese de doutoramento em Bioquímica (Tecnologia Bioquímica) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2082
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.