Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20807
Title: Habilidades psicológicas e ansiedade traço em basquetebol : estudo exploratório realizado com atletas da liga profissional de basquetebol
Authors: Rolo, Filipe José Gomes 
Orientador: Gaspar, Pedro
Keywords: Basquetebol; Habilidades psicológicas; Psicologia do desporto
Issue Date: 2003
Abstract: Este estudo foi desenvolvido com o intuito de examinar as habilidades psicológicas e ansiedade traço de jogadores profissionais de basquetebol que jogam actualmente na Liga Profissional – TMN. Foram recolhidos dados de 80 jogadores, para tal foram utilizados dois instrumentos de acesso psicológico, o Athletic Coping Skills Inventory – 28 (ACSI - 28) e o Sport Competition Anxiety Test (SCAT). Os atletas caracterizam-se por possuir elevados recursos psicológicos nomeadamente, elevados níveis de confronto com a adversidade, treinabilidade, confiança e motivação, concentração e rendimento sob pressão. Revelaram ainda dispor níveis de ansiedade traço baixos. As características psicológicas encontradas verificam a corrente investigação da psicologia do desporto nas características associadas à performance (Gould et al., 2002). É também sugerido que os anos de prática, o número de horas de treino o nível competitivo, etc. influenciam a performance. Os resultados são discutidos relativamente aos estudos de Goudas et al. (1998) e Kioumourtzoglou (1997) na investigação das habilidades psicológicas e relativamente aos estudos de Braithwaite (1998), Martens et al. (1990) e De Rose et al. (1991) na investigação da ansiedade.
Description: Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20807
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Vários

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

601
checked on Apr 17, 2024

Download(s) 5

2,696
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.