Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/20569
Title: | Aplicação do processo de fricção linear (FSP) na melhoria da resistência à fadiga de juntas T soldadas por MIG na liga AA6082. | Authors: | Rangel, João Pedro Vieira | Orientador: | Costa, José Domingos Moreira da Ferreira, José António Martins |
Keywords: | Resistência à fadiga.; MIG; AA6082-T651; FSP | Issue Date: | Jul-2012 | Citation: | RANGEL, João Pedro Vieira - Aplicação do processo de fricção linear (FSP) na melhoria da resistência à fadiga de juntas T soldadas por MIG na liga AA6082. Coimbra:[s.n.]2012. Dissertação de Mestrado | Serial title, monograph or event: | Aplicação do processo de fricção linear (FSP) na melhoria da resistência à fadiga de juntas T soldadas por MIG na liga AA6082 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | A soldadura por fricção linear, FSW, surge nos dias de hoje como um processo de ligação, de grande utilidade e futuro. A sua principal utilização é na união de chapas de alumínio, onde se regista um elevado sucesso da técnica.
Existem algumas limitações a este processo, o que levou ao aparecimento da técnica de processamento por fricção linear, FSP. Deste modo, é possível obter alguns dos efeitos benéficos do FSW através do pós processamento de juntas previamente soldadas.
Neste trabalho irá ser estudada a possível melhoria da resistência à fadiga de juntas T, de alumínio AA6082-T651, soldadas a MIG, e posteriormente processadas por FSP. Para tal, serão realizadas análises morfológicas, ensaios de dureza, ensaios de tração e ensaios de fadiga para R=0 e R=0,4, em provetes soldados a MIG e provetes soldados a MIG e pós processados.
Concluiu-se que o pós processamento aumenta a resistência à fadiga das juntas soldadas a MIG, através da modificação da microestrutura e da eventual redução de tensões residuais existentes. Abstract Friction stir welding, FSW, is nowadays a bonding technique with great utility and future. Its main utilization is the aluminium plate bonding since its very effective. The limitations of the friction stir welding led to the invention of the friction stir processing, FSP. With this technique it is possible to obtain some of the benefic effectes of FSW with post processing of previously welded joints. This thesis will study the possible improvement in fatigue resistance of T joints, made in AA6082-T651 aluminium, welded by MIG process and post processed by FSP. Aiming at this, morphological analysis, hardness tests, tension tests and fatigue tests with R=0 and R=0,4 will be performed in MIG welded and MIG welded and post-processed specimens. It was concluded that the fatigue resistance of the post-processed specimens was enhanced by the microstructural modification and by the reduction of probable existing residual stresses. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica na Especialidade de Sistemas de Produção, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/20569 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DM_JoaoRangel.pdf | 1.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
390
checked on Oct 15, 2024
Download(s)
203
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.