Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/20514
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rama, Luís Manuel Pinto Lopes | - |
dc.contributor.author | Brites, Sandra Maria dos Santos Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-27T14:28:07Z | - |
dc.date.available | 2012-07-27T14:28:07Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/20514 | - |
dc.description | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de Coimbra. | por |
dc.description.abstract | Este relatório de estágio é uma síntese e uma breve reflexão que descreve um longo percurso realizado e consequente introspecção sobre ele, na Escola Infante D. Pedro em Buarcos, no ano lectivo de 2009/2010. Tem ainda como objectivo apresentar as experiências vividas num estágio supervisionado e realizado no âmbito do mestrado em ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física – Universidade de Coimbra. O estágio supervisionado é visto como um processo de aprendizagens fundamentais e vem de alguma forma colmatar lacunas existentes aquando da formação inicial, essencial em qualquer carreira profissional. Com esta vivência houve oportunidade de realizar várias acções pedagógicas em conjunto com o professor coordenador, desde a planificação das unidades didácticas, aulas, processo de avaliação final dos alunos e inúmeras actividades, onde apreendi diferentes conceitos e novas perspectivas. Neste relatório é comentado todo um conjunto de actividades desenvolvidas na comunidade escolar. A maior relevância desta experiência foi o enorme contributo efectivo para a minha formação, visto que a minha formação inicial não abrangia nem dava resposta a todas as necessidades da realidade escolar actual. Neste relatório é também avaliada e descrita a formação como essência da docência. Considero que unicamente a formação académica não fomenta uma actuação no terreno efectivamente transformador e eficaz. Os estágios realizados nestes moldes, podem complementá-la, pois a formação de um professor será sempre um processo inacabado... “No sistema educativo, os futuros profissionais de Educação Física têm no Estágio a última oportunidade para se aperceberem das diferenças que separam a sua preparação teórica e a sua preparação prática, bem como das lacunas que ainda têm que preencher para enfrentar, sem problemas, as situações técnico-pedagógicas do ensino-aprendizagem.” | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da educação física | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Relatório final: estágio pedagógico Escola E. B. 2-3 Infante D. Pedro-Buarcos | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.researchunit | CIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-9619-8618 | - |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RELATÓRIOFINALESTÁGIOSANDRAnovo.pdf | 473.88 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
308
Visto em 25/set/2024
Downloads
155
Visto em 25/set/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.