Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/20514
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
dc.contributor.authorBrites, Sandra Maria dos Santos Gonçalves-
dc.date.accessioned2012-07-27T14:28:07Z-
dc.date.available2012-07-27T14:28:07Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/20514-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de Coimbra.por
dc.description.abstractEste relatório de estágio é uma síntese e uma breve reflexão que descreve um longo percurso realizado e consequente introspecção sobre ele, na Escola Infante D. Pedro em Buarcos, no ano lectivo de 2009/2010. Tem ainda como objectivo apresentar as experiências vividas num estágio supervisionado e realizado no âmbito do mestrado em ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física – Universidade de Coimbra. O estágio supervisionado é visto como um processo de aprendizagens fundamentais e vem de alguma forma colmatar lacunas existentes aquando da formação inicial, essencial em qualquer carreira profissional. Com esta vivência houve oportunidade de realizar várias acções pedagógicas em conjunto com o professor coordenador, desde a planificação das unidades didácticas, aulas, processo de avaliação final dos alunos e inúmeras actividades, onde apreendi diferentes conceitos e novas perspectivas. Neste relatório é comentado todo um conjunto de actividades desenvolvidas na comunidade escolar. A maior relevância desta experiência foi o enorme contributo efectivo para a minha formação, visto que a minha formação inicial não abrangia nem dava resposta a todas as necessidades da realidade escolar actual. Neste relatório é também avaliada e descrita a formação como essência da docência. Considero que unicamente a formação académica não fomenta uma actuação no terreno efectivamente transformador e eficaz. Os estágios realizados nestes moldes, podem complementá-la, pois a formação de um professor será sempre um processo inacabado... “No sistema educativo, os futuros profissionais de Educação Física têm no Estágio a última oportunidade para se aperceberem das diferenças que separam a sua preparação teórica e a sua preparação prática, bem como das lacunas que ainda têm que preencher para enfrentar, sem problemas, as situações técnico-pedagógicas do ensino-aprendizagem.”por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório final: estágio pedagógico Escola E. B. 2-3 Infante D. Pedro-Buarcospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9619-8618-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RELATÓRIOFINALESTÁGIOSANDRAnovo.pdf473.88 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página

308
Visto em 25/set/2024

Downloads

155
Visto em 25/set/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.