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Título: Deformações permanentes de misturas betuminosas em pavimentos rodoviários
Outros títulos: Permanent deformations of bituminous mixtures applied on road pavements
Autor: Freire, Ana Cristina Ferreira Oliveira Rosado 
Orientador: Antunes, Maria de Lurdes
Santos, Luís de Picado
Palavras-chave: Ordenamento do Território e Transportes; Engenharia Civil
Data: 10-Fev-2003
Citação: FREIRE, Ana Cristina Ferreira Oliveira Rosado - Deformações permanentes de misturas betuminosas em pavimentos rodoviários. Lisboa, 2002. 282p.
Resumo: Nas últimas décadas tem vindo a verificar-se, em Portugal bem como no resto do mundo, um crescimento do volume de tráfego rodoviário e das cargas transportadas pelos veículos pesados, com um aumento das exigências funcionais, relacionadas com a segurança e o conforto do utente das infra-estruturas, a par das preocupações de carácter ambiental, conduzindo à necessidade de pavimentos rodoviários cada vez mais resistentes e duráveis. Consequentemente, tem-se vindo a recorrer a soluções de pavimentação que envolvem maiores espessuras de camadas betuminosas, com uma maior parcela de contribuição do comportamento deste tipo de materiais no desempenho das estruturas de pavimentos. Esta situação é também sentida em diversos países europeus, bem como no Canadá e nos Estados Unidos da América. O presente trabalho tem como objectivo contribuir para um melhor conhecimento do comportamento à deformação permanente de misturas betuminosas aplicadas em camadas de desgaste de pavimentos rodoviários, possibilitando o estabelecimento de metodologias e de critérios de avaliação, que conduzam à selecção de materiais adequados às exigências actuais. Como principais aspectos abordados referem-se a caracterização do comportamento viscoelástico, com a realização de ensaios laboratoriais, que simulem as condições observadas in situ, e a modelação do comportamento à deformação permanente das misturas. É analisado o fenómeno da deformação permanente, bem como a sua forma de manifestação na estrutura do pavimento, os cavados de rodeira, apresentando-se uma análise crítica dos diversos métodos de avaliação, e dos modelos reológicos existentes, que permitem caracterizar o comportamento viscoelástico. Descrevem-se as principais metodologias de ensaio em laboratório utilizadas, justificando-se os equipamentos seleccionados e os procedimentos laboratoriais desenvolvidos. Propõe-se uma metodologia de avaliação do comportamento à deformação permanente de misturas betuminosas a aplicar em camadas de desgaste de pavimentos rodoviários, com a realização de ensaios laboratoriais, sob condições que simulem as verificadas no pavimento. Finalmente, apresentam-se os resultados obtidos com a aplicação da metodologia proposta à caracterização de materiais betuminosos recolhidos de dois pavimentos construídos em Portugal.
Descrição: Tese de doutoramento em Engenharia Civil (Urbanismo, Ordenamento do Território e Transportes) apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2012
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento

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