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Título: Optimização da conservação de pavimentos de redes rodoviárias
Autor: Ferreira, Adelino Jorge Lopes 
Orientador: Santos, Luís Guilherme Picado
Antunes, António José Pais
Palavras-chave: Ordenamento do Território e Transportes; Engenharia Civil
Data: 16-Mai-2002
Citação: FERREIRA, Adelino Jorge Lopes - Optimização da conservação de pavimentos de redes rodoviárias. Coimbra, 2001.
Resumo: Esta dissertação compreende o estudo de Sistemas de Gestão da Conservação de Pavimentos de Redes Rodoviárias, dando particular importância aos modelos de optimização da conservação dos pavimentos. Nesta dissertação são propostos vários modelos de optimização inovadores que permitem melhorar os modelos existentes. Estes modelos seguem a metodologia de programação plurianual das actividades de conservação por nível de intervenção variável, isto é, permitem programar as intervenções nos trechos rodoviários para um determinado número de anos, designado por período de planeamento, e o momento da sua aplicação não é definido apenas por níveis mínimos de qualidade. São propostos modelos de optimização probabilísticos e desagregados, probabilísticos e semi-desagregados, e determinísticos e desagregados. A distinção entre ser probabilístico e determinístico prende-se com o facto de utilizar modelos de previsão do comportamento dos pavimentos probabilísticos ou determinísticos, respectivamente. Os primeiros utilizam probabilidades de transição de estado enquanto que os segundos utilizam leis onde intervêm directamente variáveis relacionadas com os pavimentos. Foram também desenvolvidos dois métodos heurísticos para a resolução dos modelos probabilísticos e dos modelos determinísticos. Estes métodos heurísticos têm um desempenho muito superior aos métodos gerais disponíveis através de programas comerciais de optimização. Para armazenar, organizar e visualizar a informação utilizada e produzida pelos modelos de optimização foram utilizados Sistemas de Informação Geográfica. Os resultados da aplicação dos modelos propostos neste trabalho à rede rodoviária urbana de Coimbra, e posteriormente à rede rodoviária de Lisboa, demonstraram as suas grandes potencialidades. A dissertação termina com uma breve discussão sobre os futuros temas de investigação na área dos Sistemas de Gestão de Pavimentos.
Descrição: Tese de doutoramento em Engenharia Civil (Urbanismo, Ordenamento do Território e Transportes) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2011
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento

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