Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/19331
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dc.contributor.advisorSenra, Cristina-
dc.contributor.advisorSilva, Manuel João Coelho e-
dc.contributor.authorLourenço, Ana Luísa Mota-
dc.date.accessioned2012-04-18T09:03:12Z-
dc.date.available2012-04-18T09:03:12Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/19331-
dc.descriptionDissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido com o intuito de construir um diário de actividade física ajustado a crianças na etapa terminal do 1º Ciclo de Ensino Básico, com o qual foram recolhidos dados de 36 jovens. Os jovens deste estudo caracterizam-se por realizar actividades que são quase na totalidade de carácter passivo, sendo poucos aqueles com actividades físicas diárias e esforço percepcionado baixo. De acordo com Sallis & Patrick (1994), os adolescentes deveriam realizar uma variedade de actividades como parte integrante do estilo de vida. As actividades deveriam proporcionar divertimento, envolver grandes grupos musculares. Julga-se que as actividades moderadas a vigorosas são as mais aconselhadas como promotoras de um estado optimal de saúde e bem-estar. O que não se constata na nossa amostra porque os jovens procuram nos jogos de computadores/electrónicos, internet, televisão as respostas às suas necessidades. Ou seja, o divertimento, socialização e, até competitividade. É também notória a diferença entre a actividade física semanal e no fim-de-semana, apesar de não significativos. Podemos supor que os nossos jovens apresentam actividade física baixa com intensidades baixas, logo um estilo de vida mais sedentário não lhes dando desde já as bases de suporte, educação para um estilo de vida saudável. Porém os pais dos nossos inquiridos mostram-se atentos e preocupados com o desempenho e performance motora dos seus filhos, apesar do seu suporte/apoio para a prática de actividade física não ser elevado. O diário/questionário usado neste estudo ainda requer ajustes, essencialmente na análise do horário vs percepção de esforço.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectActividade física--criançaspor
dc.subjectCrianças--actividade física--ensino básicopor
dc.titleConstrução de um diário de actividade física ajustado a crianças na etapa terminal do 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typebachelorThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypebachelorThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4512-7331-
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