Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/19296
Title: Aptidão desportivo-motora para o basquetebol em contexto escolar : estudo comparativo entre jovens escolares e basquetebolistas de 15 e 16 anos
Authors: Sousa, Bruno José Alves da Silva Pinheiro de 
Orientador: Silva, Manuel João Coelho e
Keywords: Basquetebol; Jovens basquetebolistas; Aptidão desportivo-motora
Issue Date: 2004
Abstract: O objectivo deste estudo foi caracterizar as habilidades motoras específicas do basquetebol de 83 em jovens escolares (15.3±0.7 anos) que nunca foram praticantes federados. Adicionalmente foram avaliados 60 sujeitos (14.9±0.6 anos) inscritos na Federação Portuguesa de Basquetebol. Foram recolhidas as seguintes informações: estatura, massa corporal, pregas de gordura subcutânea, impulsão horizontal, sit-ups, dinamometria manual e testes específicos do basquetebol (lançamento, passe, drible, deslocamento defensivo) de acordo com o protocolo de Kirkendall, Gruber & Johnson (1997). Pretendeu-se identificar as diferenças na aptidão desportivo-motora que se relacionassem com a prática desportiva organizada. Os resultados mostraram uma clara superioridade por parte dos basquetebolistas nas habilidades motoras específicas do basquetebol, embora em relação à performance motora, essa superioridade não foi observada, havendo mesmo alguns testes em que os escolares apresentam melhores resultados. Palavras-chave Orientação desportiva, aptidão desportivo-motora em contexto escolar.
Description: Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/19296
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Vários

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Capa.pdf17.01 kBAdobe PDFView/Open
Índice.pdf120.57 kBAdobe PDFView/Open
Seminário2.pdf357.82 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.