Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/19198
Title: Eutanásia e suicídio assistido : o direito e liberdade de escolha
Authors: Santos, Sandra Cristina Patrício dos 
Orientador: Catroga, Fernando
Keywords: Eutanásia; Suicídio assistido
Issue Date: 2011
Citation: SANTOS, Sandra Cristina Patrício dos - Eutanásia e suicídio assistido : o direito e liberdade de escolha. Coimbra : [s.n.], 2011
Abstract: Este trabalho pretende compreender as diferenças ao nível internacional e nacional, começamos por dar a conhecer a História do estudo. Falaremos onde é possível e onde não é praticável a eutanásia e suicídio assistido. Quais os critérios de minúcia que permitem o nosso tema, os prós e contras dessa execução pelos apoiantes e pelos que são contra. A importância de se ter um Testamento Vital /Biológico, onde este teve a sua origem e onde se prática legalmente. Falaremos de quem pediu, lutou por obter a eutanásia, dando-lhe rostos, mostraremos o que achamos que distingue seres humanos de pessoas. Quais os motivos de quem pede eutanásia /suicídio assistido, e incluiremos depoimentos em anexo, em formato CD, de pessoas que deixaram os seus testemunhos. Os Grupo religiosos que rejeitam a prática da eutanásia e suicídio assistido. Faremos uma breve apresentação da Bioética, o seu surgimento e o que representa. Descortinamos o que sucede em Portugal. Como é vista tanto a eutanásia como o suicídio assistido, pela Igreja Católica Portuguesa, pela Medicina, quais as normais jurídicas que regem o nosso país. Qual a posição da Associação Portuguesa de Bioética, faremos referência à reportagem de Ana Leal “Visto do Ceú” onde retrata casos de pedidos de eutanásia no nosso país.
Description: Dissertação de mestrado em História Contemporânea e Estudos Internacionais, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/19198
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de História - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
SANDRA CRISITNA.pdf3.51 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 1

5,714
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 1

31,313
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.