Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/1898
Título: Um tutor inteligente para a programação em lógica : idealização, projecto e desenvolvimento
Autor: Viccari, Rosa Maria 
Palavras-chave: Informática; Inteligência artificial; PROLOG; Sistemas tutores inteligentes
Data: 19-Jul-1990
Citação: VICCARI, Rosa Maria - Um tutor inteligente para a programação em lógica : idealização, projecto e desenvolvimento. Coimbra, 1989.
Resumo: Este trabalho de investigação situa-se na área dos Tutores Inteligentes, para o ensino da Programação em Lógica, envolvendo figuras de programação (decisão, repetição e recursão) e estruturas de representação da informação. O Tutor Prolog ensina um subconjunto da linguagem de programação Prolog através da geração automática de exemplos organizados em níveis de complexidade dentro de um contexto instrucional. Estes exemplos são apresentados simultaneamente em Português e em Prolog. O modelo de ensino é suportado por conhecimentos e por hipóteses que representam o conhecimento que o aluno possuia ou adquiriu através do tutorial. O Tutor-Prolog aprende através de modelos (do aluno e da interação) resultantes da aplicação de hipóteses geradas com base no conhecimento existente a cada momento. Em grande parte dos casos as hipóteses são utilizadas conjuntamente com os exemplos. A capacidade de aprendizagem do Tutor Prolog é limitada a determinadas áreas de sua intervenção, como a selecção das estratégias de ensino (ao nível do tutorial), os programas que o aluno escreve (ao nível da depuração) e o vocabulário e a sintaxe que utiliza para as consultas (ao nível da interface em língua natural escrita). O presente trabalho apoiou-se em experimentação prática realizada com alunos do ensino secundário de uma escola de Lisboa, tendo o Tutor-Prolog resultado de diversas observações feitas com os três protótipos desenvolvidos.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Electrotécnica, especialidade Informática) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1898
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.