Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/1894
Title: | Água virtual : desenvolvimento e avaliação de um ambiente virtual para o ensino e aprendizagem da Física e da Química | Authors: | Trindade, Jorge Alberto Pereira da Fonseca e | Orientador: | Fiolhais, Carlos | Keywords: | História e Ensino da Física; Física | Issue Date: | 27-Sep-2002 | Citation: | TRINDADE, Jorge Alberto Pereira da Fonseca e - Água virtual : desenvolvimento e avaliação de um ambiente virtual para o ensino e aprendizagem da Física e da Química. Coimbra, 2002. | Abstract: | Este trabalho descreve o uso de ambientes virtuais no ensino e aprendizagem da Física e da Química. O ambiente virtual que desenvolvemos, intitulado Água Virtual, centra-se na estrutura microscópica da água explorando os conceitos de fases da matéria, transições de fase e ainda de orbitais atómicas e moleculares. Efectuámos um estudo qualitativo com alunos dos cursos de Física, Química, Química Industrial, Engenharia Física e Engenharia Civil do primeiro ano da Universidade de Coimbra. O sistema de realidade virtual consiste num ambiente virtual composto de vários cenários, que podem ser visualizados num ecrã de computador com ou sem óculos estereoscópicos. A interacção realiza-se por meio de um rato. Averiguámos a influência de ferramentas de visualização tridimensional na compreensão de conceitos científicos por alunos com boas capacidades de aptidão espacial mas que obtiveram classificações menos boas nas disciplinas de Física e de Química do 10º ao 12º ano de escolaridade. Os resultados obtidos permitem concluir que ferramentas gráficas de visualização, que disponibilizam animações tridimensionais e possibilitam interacção e navegação, se mostraram bastante úteis na compreensão de transições de fase mas o mesmo já não aconteceu em igual medida relativamente às fases. Relativamente à compreensão conceptual de orbitais atómicas não se registaram benefícios estatisticamente significativos. O efeito de estereoscopia não se mostrou determinante na compreensão conceptual excepto no caso da melhor percepção de redes tridimensionais como a do gelo. | Description: | Tese de doutoramento em Física (História e Ensino da Física) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/1894 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FCTUC Física - Teses de Doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Agua Virtual.avi | 170.06 MB | Unknown | View/Open | |
Projecto_Agua Virtual.pdf | 473.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.