Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1870
Title: Aplicação da geologia de engenharia ao estudo de barragens de enrocamento
Authors: Ferreira, Mário de Oliveira Quinta 
Keywords: Geologia da Engenharia (Geologia Aplicada)
Issue Date: 18-Mar-1991
Citation: FERREIRA, Mário de Oliveira Quinta - Aplicação da geologia de engenharia ao estudo de barragens de enrocamento. Coimbra, 1991. 322 p.
Serial title, monograph or event: Aplicação da geologia de engenharia ao estudo de barragens de enrocamento
Abstract: O trabalho encontra-se desenvolvido em sete capítulos. No capítulo 1 fazemos referência aos diversos tipos de barragens e analisamos o conceito de enrocamento. Abordamos a evolução mundial da construção de barragens de enrocamento, dando relevo a realidade portuguesa. No capítulo 2 apresentamos os métodos de estudo e as técnicas de ensaio. Descrevermos a sequência dos trabalhos realizados para o estudo da barragem, com particular incidência para os aterros de enrocamento. A caracterização geológica, geotécnica, física e mecânica dos materiais rochosos que constituem os enrocamento é referida. Abordamos principalmente as rochas graníticas, sendo também analisadas as rochas carbonatadas. A geologia de engenharia dos locais estudados é descrita no capítulo 3. De um modo geral damos ênfase aos aspectos geológicos, aos trabalhos de prospecção , as condições geotécnicas, á pedreira e locais de empréstimo e às principais características das barragens. No capítulo 4 apresentamos o estudo dos materiais rochosos. Procuramos estudar a mineralogia, a composição química, o estado de alteração, a resistência e a durabilidade, de modo a entender e explicar os aspectos relevantes. Quisemos ainda aprofundar as relações existentes entre as propriedades dos materiais e as características mecânicas dos enrocamentos. A barragem de enrocamento de Paradela, construída na década de 50 teve problemas em consequência dos elevados assentamentos o que nos motivou a realizar o estudo dos materiais do enrocamento e a simular o comportamento da barragem, utilizando os resultados obtidos nos ensaios de laboratório realizados com câmaras de grande diâmetro. Estes aspectos são apresentados no capítulo 5. No capítulo 6 abordamos os aspectos ligados a realização dos aterros experimentais, com referência as barragens da Apartadura e do Lagoacho. 4 Abordamos a caracterização dos materiais, as técnicas e condições de ensaio utilizadas e a contribuição dos resultados obtidos para a elaboração No capítulo 7 resumimos as principais conclusões do trabalho e efectuamos algumas considerações finais.
Description: Tese de doutoramento em Ciências (Geologia da Engenharia - Geologia Aplicada) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1870
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 5

1,424
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 10

2,309
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.