Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18601
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCasaleiro, Pedro Júlio Enrech-
dc.contributor.advisorVaquinhas, Irene Maria de Montezuma de Carvalho Mendes-
dc.contributor.authorAmaral, Raquel Filipa de Almeida-
dc.date.accessioned2012-03-14T15:25:55Z-
dc.date.available2012-03-14T15:25:55Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationAMARAL, Raquel Filipa de Almeida - Modelos didáticos na museologia e ensino da botânica na Universidade de Coimbra. Coimbra : [s.n.], 2011por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/18601-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Museologia e Património Cultural, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractCom este trabalho pretendeu-se iniciar o estudo dos modelos da Universidade de Coimbra, particularmente os modelos botânicos. Uma primeira contribuição para a definição de tipologias é apresentada, com base na observação dos diversos modelos existentes na Universidade. É feita uma sinopse histórica interligando o ensino da Botânica com o desenvolvimento dos museus, especialmente Museus de História Natural, ao longo do tempo até aos dias de hoje, com enfoque na museologia universitária de Coimbra. Na terceira parte do estudo é apresentada a colecção de modelos botânicos enquanto caso de estudo, iniciando-se com a história destes objectos desde que foram adquiridos até aos dias de hoje. As particularidades deste acervo são expostas e segue-se a sua caracterização, bem como uma contribuição para um melhor conhecimento acerca dos fabricantes, com base em dados extraídos de cada um dos modelos analisados.por
dc.description.abstractThe aim of this work is to begin the study of the models of the University of Coimbra, particularly the botanical models. A contribution for a typology of models is presented based on observation of several models in the University collections. A historical overview links the teaching of Botany to the development of museums (especially Natural History Museums) over time until the present day. The focus is on the science collections of Coimbra University museums. The botanical models are presented as a case-study in the last chapter, starting with the history of these objects since they were acquired. Based on observation data acquired from each model, the specificities of the collection are outlined. A brief description of the manufacturers is also presented.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMuseologia -- Coimbrapor
dc.subjectBotânica -- ensinopor
dc.subjectModelos botânicospor
dc.titleModelos didáticos na museologia e ensino da botânica na Universidade de Coimbrapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedNopor
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCHSC – Center for History of Society and Culture-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1889-165X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Arqueologia - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Mestrado Raquel Amaral.pdf12.51 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

1,146
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 20

1,408
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.